Entrevista com o dublador de Ryo Hazuki – Corey Marshall

Continuando as comemorações de 18 anos do Dreamcast na América, não poderíamos deixar de falar sobre o maior game do console, Shenmue.

Mas para falar sobre Shenmue resolvemos fazer isso em grande estilo, e convidamos o dublador Corey Marshall (Ryo Hazuki) para falar sobre o desenvolvimento de Shenmue pela primeira vez para um website Brasileiro.

Titan Game Studios: Bom dia, Corey, antes de mais nada é uma honra fazer essa entrevista com você, nós fãs brasileiros somos fanáticos por Shenmue e essa entrevista é muito importante para nós

Corey: Muito obrigado pelo convite! É uma honra e um privilégio falar com todos os fãs brasileiros de Shenmue.

Titan Game Studios: Para começar esta entrevista você poderia se apresentar e nos contar quem é Corey Marshall?

Corey: Sim! Como você sabe, meu nome é Corey Marshall e a maioria de vocês me conhece como a voz de Ryo Hazuki na criação de Yu Suzuki Shenmue! Eu fiz muitas coisas na minha carreira como animador de palco, filmes e dança. (sim, muitos de vocês não sabem mas eu já fui dançarino profissional) No entanto, ser um ator de voz para Shenmue certamente foi um dos destaques da minha vida.

Titan Game Studios: Como você recebeu o convite para trabalhar em Shenmue? Você tinha alguma idéia de que seria um projeto tão grande?

Corey: Houve uma audição para Shenmue na cidade de Nova York onde eu vivia na época. O anuncio afirmava que seria um projeto para videogame e que eu precisaria gravar no Japão. Então eu esperava que fosse um grande projeto. Semelhante aos Jogos que eu conheço e amo jogar. Não me disseram detalhes nesse ponto. Não, até mais tarde quando eles me contaram o nome do projeto. Quando me disseram que estaria gravando para a Sega, eu definitivamente estava entusiasmada com isso. Então eu sabia que provavelmente seria algo épico.

Titan Game Studios: Onde as vozes Shenmue foram gravadas? Na Sega do Japão ou na Sega da América?

Corey: Como acabei de dizer, eles mencionaram no aviso da audiência que seria gravado no Japão. Para ser sincero com você, esse é um dos maiores motivos que eu fiz o teste em primeiro lugar. Eles disseram que eu teria que gravar no Japão por 2 ou 3 meses. Eu pensei que adoraria viver no Japão por esse tempo. Nunca tinha feito audições para voz antes. No entanto, me perguntei, o que eu tenho que perder? Eu participei de uma grande peça atuando antes e também tinha treinado para TV e filmes. Então eu sabia que esse tipo de trabalho se traduziria bem em interpretação de voz.

Titan Game Studios: Quanto tempo demorou para gravar as vozes para ambos os jogos? A equipe teve uma pausa antes de trabalhar no segundo jogo? Ou o segundo jogo já estava em progresso avançado esperando as vozes?

Corey: Demorou cerca de quatro meses para gravar o primeiro jogo e três meses para gravar o segundo. De fato, projetos futuros para Shenmue estavam em andamento com bastante antecedência. Quando eu estava gravando o primeiro jogo, havia muitas informações, história e personagens, para futuros capítulos do jogo. Então, enquanto os atores conseguiram fazer uma pausa entre as gravações para o primeiro e segundo jogo, a equipe estava constantemente e incansavelmente trabalhando no segundo jogo.

Titan Game Studios: Uma vez, assisti a um Making of de Shenmue e tive a impressão de que Yu Suzuki é muito perfeccionista, empurrando todos da equipe para seus limites. Ele também era tão exigente com os atores de voz, se sim, pode nos dar algum exemplo?

Corey: Eu sei que Yu Suzuki queria atores muito específicos para os papeis. Posso dizer que ele queria um som muito específico para cada personagem. Eu também sei da extensão da pesquisa que era necessária para o jogo. Equipes de pessoas foram enviadas para cidades e países para obter dados sobre como exatamente deveria se parecer. Obtiveram notas escrupulosas e muitas fotos foram tiradas. Isso foi feito para locais no Japão, bem como na China. Você deve lembrar que pelo tempo que isso foi feito, isso era bastante incomum. Ele queria ter certeza de que cada detalhe estava correto. Ele queria transmitir uma sensação muito específica ao jogo. Isso foi para garantir que o jogador foi transportado para esse tempo e espaço. E acho que eles foram muito bem sucedidos ao fazê-lo. Eu tinha um script do tamanho de um livro todos os dias. Mesmo as linhas que eram repetidas, ele queria que eu dissesse novamente, como se eu estivesse dizendo isso a essa pessoa pela primeira vez. Seria mais fácil, claro, gravar a mesma linha uma vez e depois repetir essa linha digitalmente. No entanto, se eu estivesse falando com uma pessoa diferente, eu precisava dizer a mesma linha novamente. Apenas no caso de eu ter dito isso um pouco diferente se eu estivesse falando com uma mulher mais velha ou um homem mais jovem, etc., também os atores tinham que atuar juntos na mesma sala durante cenas importantes. Isso também foi um diferencial para a atuação de voz. Mais uma vez, é mais fácil trazer os profissionais individualmente para gravar e ir para casa. Mas cada ator irá dizer-lhe que é melhor quando você está atuando com outra pessoa ao seu lado. Isso trouxe uma dinâmica especial para as cenas. Os atores apreciaram isso e tenho certeza dos jogadores que também.

Titan Game Studios: Qual foi o seu sentimento quando eles anunciaram que Shenmue 2 tinha sido cancelado para o Dreamcast na América? Você acha que foi uma boa decisão lançar o segundo jogo no primeiro Xbox que era apenas um iniciante naquela época?

Em última análise, acho que tomaram a decisão certa. A prova é que estamos fazendo Shenmue três hoje. Pode ter sido a maneira indireta de chegar lá, mas foi, atingimos um novo público! Quem sabe onde estaríamos hoje se não acabássemos na plataforma Xbox. Eu queria que o destino do Dreamcast fosse diferente? Eu queria. Eu realmente adoro o Dreamcast e gostaria de ter tido a oportunidade de continuar. Às vezes, há que tomar decisões difíceis. Tenho confiança de que vamos avançar para coisas maiores e melhores com Shenmue três. Isso é por causa das decisões difíceis que tiveram que ter sido feitas no passado.

Titan Game Studios: Assim que Shenmue 2 foi lançado, havia planos em casa para produzir Shenmue 3 ou você já sabia que o terceiro jogo não seria lançado tão cedo?

Corey: Não, eu acho que todos pensamos que o terceiro jogo seria lançado no mesmo período que entre um e dois. Como eu disse anteriormente, sempre houve planos para futuros jogos. Yu Suzuki tinha uma visão clara para o futuro do jogo. Pelo que eu entendo, ele já sabe o que ele quer fazer com Shenmue. É exatamente o que podemos fazer agora.

Titan Game Studios: Nesses 14 anos entre o anúncio Shenmue 2 e Shenmue 3 na E3, houve várias campanhas e petições feitas pelos fãs em todo o mundo. Você acredita que Shenmue não é mais apenas um jogo e se tornou um movimento sendo um símbolo de união?

Corey: Absolutamente! Eu acho que você acertou em cheio nessa pergunta. Shenmue é um movimento. É um símbolo. Ele mostra o que o poder das pessoas (Os fãs) são capazes trabalhando juntos em direção de um objetivo. Shenmue pode não ter tantos fãs como, por exemplo, Star Wars, mas a nossa paixão é profunda. Os fãs de Shenmue me provaram que são capazes de qualquer coisa.

Titan Game Studios: Onde você estava quando o Shenmue 3 foi anunciado na E3? Posso imaginar que você recebeu muitas mensagens nesse dia.

Corey: Eu estava em casa com minha filha. Eu realmente não esperava nada naquele dia. No entanto, o que você disse está correto. Quando voltei para casa, meu telefone começou a tocar. Uma e outra vez. Eu coloquei toda as coisas que eu estava carregando no chão. Eu pensei que era uma emergência, alguém está morrendo ou é … poderia ser … Shenmue? Minha esposa me encontrou na porta com o iPad na mão me olhou e disse “você ouviu” e então eu pensei que sim. Sim cabeças estavam explodindo por toda parte e toda a informação começou a aparecer para mim. Nós assistimos a reprodução do anúncio e ambos estavamos entusiasmados também. Eu estava empolgado porque, assim como você, eu também sou um fã. Eu não podia esperar para jogar a terceira versão!

Titan Game Studios: Depois que o terceiro jogo atingiu o objetivo do kickstarter, muitos fãs pediram à YsNet que os atores originais das vozes trabalhassem no terceiro jogo, como você se sente sobre isso? Como você recebeu a notícia de que você estaria no terceiro jogo?

Corey: Sim e obrigado a todos por isso! Eu sou grato por todos os fãs que me queriam de volta. Sinto-me muito afortunado de ser parte de algo que significa muito para muitos. Parece que os fãs de Shenmue também são muito particulares também. Embora eu tenha uma abordagem “única” para a voz de Ryo Hazuki, as pessoas ainda me queriam. Às vezes, para ser bastante honesto com você, não sei o que dizer. Eu apenas tento fazer algo que as pessoas gostariam. Eu honestamente não faço isso por mim, eu faço isso pelos fãs. Claro que é um trabalho e recebo dinheiro por isso. No entanto, quando me aproximo do microfone, penso o que os jogadores querem deste jogo. O que posso fazer para dar-lhes a maior experiência.

Titan Game Studios: Você já começou a dublar o terceiro jogo?

Corey: Não. No entanto, nos últimos dias entrei em contato com o time de Yu Suzuki e a palavra é “em breve”

Titan Game Studios: No Brasil, os fãs estão muito felizes porque o Shenmue 3 será o primeiro jogo da série com legendas em português (Nosso idiomas). E nós realmente queremos os dois primeiros jogos remasterizados com essa opção também. Você acredita que a Sega vai relançar os dois primeiros jogos?

Corey: Estou pessoalmente inseguro com isso. Como eu disse antes, acredito que os fãs de Shenmue podem fazer qualquer coisa. Se você deseja que os fãs brasileiros tenham os games remasterizados e legendados se unam e exijam! Brasil, vocês podem fazer isso!

Titan Game Studios: O que podemos esperar do Shenmue 3? Você acredita que será um ótimo jogo como os dois primeiros?

Corey: Sim, eu acredito que será um ótimo jogo. A razão pela qual eu acredito que isso vai acontecer é porque Yu Suzuki é quem esta executando a sua visão. É sua história, seu jogo, ele pessoalmente consegue dar vida para isso. Se os direitos do jogo fossem dados a outra pessoa para tentar fazer o mesmo, talvez eu teria dúvidas. Com Yu Suzuki estamos em excelentes mãos.

Titan Game Studios: Gostaria de deixar uma mensagem para os fãs brasileiros?

Corey: Brasileiros eu amo vocês! Nas minhas muitas viagens e exploração através das artes marciais tive o prazer de conhecer muitos brasileiros. Vocês são um povo amoroso e maravilhosos. (Pelo menos todos que conheci, risos) Estou extasiado de que Shenmue será traduzido para o português. Obrigado a todos e espero trazer Shenmue 3 e 4 e 5 e … para o Brasil!

obrigado mesmo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s