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Jogando Phantasy Star Online no PC!

Quer jogar Phantasy Star Online com seus amigos do Dreamcast mas não tem o console? Então você está no lugar certo!

A versão PC de Phantasy Star Online além de ter vantagens como loads praticamente nulos e também gráficos mais polidos, ela também te permite jogar com a galera do Dreamcast de uma forma bem simples.

Se registre no website https://wsgi.sylverant.net/new-account.py

pso1

Após registrado vá em Manage Your Guildcards e então Generate a new PSO for PC Serial Number and Access Key. Anote todos esses números.

Baixe aqui o torrent do game. Quando o download estiver concluído extraia o conteúdo do arquivo para uma pasta de sua preferência.

Com o alcohol 120% ou o DAEMON Tools, crie um drive virtual com o primeiro CD que veio dentro do arquivo. Quando o CD estiver montado execute o setup.

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PC3.jpg

Quando a instalação pedir o CD do game, simplesmente vá no seu drive virtual e substitua o CD1 pelo CD2 e depois clique em ok.

Quando o game estiver instalado, copie os arquivos autorun, online, online_offline, pso que vieram dentro do arquivo para a pasta: C:\Program Files (x86)\SEGA\PhantasyStarOnline

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Após isso, crie um atalho na sua área de trabalho do seguinte arquivo: “C:\Program Files (x86)\SEGA\PhantasyStarOnline\autorun.exe

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Execute o game e selecione o modo online. O game irá pedir a serial key que foi gerada pra você lá no começo do tutorial. Aceite os termos, crie seu char e bem vindo ao mundo de PSO 🙂

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Créditos: Dreamcast Online Brasil.

Entrevista com Mauricio Guerta, o programador que foi o coração da TecToy!

Quem teve um Master System ou um Mega Drive nos anos 90, provavelmente se divertiu e se surpreendeu com os trabalhos incríveis feitos pela TecToy. Seja esse trabalho um game traduzido, um game alterado para o mercado nacional ou ate mesmo games feitos totalmente do zero.

O pioneirismo que a TecToy teve há 20 anos atrás, é praticamente o que vemos acontecer hoje com empresas como Microsoft e Sony localizando seus jogos para o Português e com estúdios indies produzindo games nacionais. Com toda a tecnologia e ferramenta que temos hoje, essas coisas já são consideradas um trabalho árduo. Então como era na época de ouro da TecToy?

É para saber isso que tivemos a honra de entrevistar o Mauricio Guerta, ex-programador da TecToy e praticamente o coração de todos os projetos criados pela empresa.

Vamos a entrevista!

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Stefano Arnhold e Mauricio Guerta na Comic Con 2016 

Titan Game Studios: Primeiramente é uma honra fazer essa entrevista com você, a TecToy fez parte da nossa infância e conversar com alguém que estava por trás das coisas mágicas que essa empresa fazia me deixa até sem palavras.

Poderia fazer um resumo sobre você?

Mauricio: Difícil me resumir mas vou tentar. Sou matemático formado a quase 30 anos atrás e sou um desenvolvedor de software atuando primordialmente na área de inovação, software básico e sistemas embarcados. Comecei a carreira realizando engenharia reversa na época de proteção do mercado de software nos anos 80 o que me fez entrar na área de games trocando personagens dos jogos.

Titan Game Studios: Nos conte um pouco sobre sua história na TecToy, como você entrou lá? O que você fazia?

Mauricio: Como disse entrei na área de jogos porque trabalhava “hackeando” software e fazendo engenharia reversa nos anos 80. Esta prática era comum no mercado porque existia uma lei de proteção de mercado que no final era distorcido. Mas sempre gostei muito de gráficos e já desenvolvia na época do computadores TRS80 jogos. Meu primeiro jogo fiz em um CP 500 em basic. Na Tectoy fui evoluindo e consegui aprovação para desenvolver jogos e realizar ports de jogos mais famosos.

Titan Game Studios: Assim que a TecToy começou a produzir o Mega Drive no Brasil, veio a Dynacom com o clone Mega Vision, como a TecToy recebeu isso?

Mauricio: Agiu judicialmente. Participei da perícia técnica onde consegui provar que o produto era um clone. As mensagens da sega não foram removidas do chip da Dynicom o que era prova suficiente para demonstrar que era um clone adulterado. Todos os direitos foram pagos após o processo

Titan Game Studios: Você desenvolveu o software para traduzir o Phantasy Star e também para modificar os sprites do game Wonder Boy certo? Como foi desenvolver tudo isso? Você teve alguma ajuda da Sega ou teve que desenvolver tudo do zero?

Mauricio: Sim. Não tivemos ajuda em nenhum projeto . Tudo desenvolvido do zero. Fiz varias ferramentas de software que ainda são usadas. Esta foi minha primeira contribuição criando um processo de troca de personagens o que permitiu aumentar a linha de produção e liberar tempo para o desenvolvimento.

Titan Game Studios: O game Férias Frustradas do Pica-Pau provavelmente foi o primeiro game Brasileiro a ser desenvolvido para um console. Qual foi a dificuldade de desenvolver esse game? Foi muito difícil desenvolver o game do zero?

Mauricio: Sim bem difícil. Principalmente criar ferramentas para converter as artes digitalmente. Não era muito comum na época trabalhar com ferramentas de desenho digitais. A elaboração do cenário é do roteiro também foi muito complicado e houve a necessidade de criar muitas ferramentas e editores de fase e personagem para agilizar o trabalho. Construí um simulador que rodava em um pc para acelerar o desenvolvimento e dar o Feedback rápido para o designer. Demorei muito mais tempo criando toda esta infra-estrutura do que programando a engine.

Titan Game Studios: Como era o processo de portar os games de Game Gear para Master System? a Sega enviava o código fonte dos games e você fazia o porte? Quem decidia quais games seriam portados?

Mauricio: Nenhum código fonte foi envidado. Também criei uma ferramenta de conversão rápida, mas ajustes manuais tinham que ser feito para cada jogo através de engenharia reversa. Cada caso era único e diferente. Quem decidia era a equipe de marketing.

Titan Game Studios: Dois games me impressionam até hoje, Street Fighter 2 para o Master System e Duke Nuken 3D para o Mega Drive, qual dos dois foi mais difícil? Quais ferramentas você usou para desenvolver esses games? Quanto tempo para desenvolver cada um?

Mauricio: Street fighter foi o primeiro, feito totalmente em assembler. Criei varias ferramentas para extrair as artes e convertê-las. A engine foi totalmente refeita. Este trabalho foi tão bem recebido pela Sega que recebemos a visita dos desenvolvedores da Capcom do Japão e fomos incluídos na Capcom team com mérito. Este sucesso abriu as portas para o projeto do Duke Nuken que foi um projeto muito mais difícil. No início muitos tinham dúvidas de que era possível de ser feito, e a maior parte do tempo foi gasto criando a engine principal. Foram feitos muitos testes até encontrar e lapidar o core do software com rotinas super otimizadas em assembler e usando duas técnicas. BSP (binary Space partition) e utilizando uma técnica de cores comum em tvs de tubo o que permitia aumentar as cores para 256 e deixar o jogo com baixa resolução. Um designer dedicado em fazer as fases muito competente. Fez tudo no papel porque não houve tempo para fazer ferramentas. Foi tudo feito no papel e transcrito manualmente para o jogo.

Titan Game Studios: A TecToy recebeu algum kit para desenvolver games para o Saturn e Dreamcast? Vocês começaram a desenvolver algo para essas plataformas? Se sim pode nos contar quais projetos?

Mauricio: Sim para o Dreamcast . Um SDK da Microsoft que usava visual Studio 6.0 e DirectX. Comecei a desenvolver um projeto mas a empresa entrou em concordata logo depois.

Titan Game Studios: E o que você acha dessas plataformas? (Saturn/Dreamcast)

Mauricio: Dreamcast é a melhor na minha opinião sem dúvida até hoje.

Titan Game Studios: Como a TecToy recebeu a notícia de que a Sega não produziria mais hardware isso foi um choque para vocês?

Mauricio: Sim. Houve a concordata logo depois.

Titan Game Studios: Sobre o game Show do Milhão, sempre que falo desse jogo com meus amigos, todos se lembram das ótimas vozes que esse game tinha. Foi muito difícil inserir elas no game? Digo isso pois outros games famosos que usavam vozes não conseguiram atingir o mesmo nível que o Show do Milhão.

Mauricio: Usamos toda as tecnologias desenvolvidas no jogo Duke Nuken. Portanto não foi difícil .

Titan Game Studios: Mais tarde veio o Zeebo, na sua opinião por que o Zeebo não deu certo? E qual foi o seu envolvimento com ele?

Mauricio: O Zeebo não deu certo porque era caro e tinha um hW fraco para o que se propunha. Os tamanhos dos jogos transmitidos pelo 3g também era um problema. Mas o conceito de não ter mídia física e não permitir a pirataria foi o que matou o produto. Desenvolvi vários drives básicos, acelerômetro e os ports do Quake.

Titan Game Studios: Neste ano a TecToy esta celebrando 30 anos com um novo Mega Drive e o relançamento do Turma da Mônica na Terra dos Monstros. Além disso o game Duke Nuken 3D do Mega Drive está sendo vendido lá fora pela empresa Piko. Como você se sente vendo seus projetos da década de 90 tendo um impacto tão grande até hoje?

Mauricio: Muito orgulho por ter feito a diferença nesta vida.

Titan Game Studios: Mauricio qual conselho você daria para alguém que esta começando a programar hoje?

Mauricio: Siga seu coração e tenha amor por seu trabalho. Seja um entusiasta e encare o impossível como um desafio possível de ser superado.

Titan Game Studios: Gostaria de deixar alguma mensagem para os fãs?

Mauricio: Somente muito obrigado.

Dreamcast lendo games do SD Card com o máximo de desempenho!

Uma coisa que percebo toda vez que posto algo sobre o DreamShell, é que poucas pessoas conhecem o sistema operacional. Mesmo com ele tendo tido sua primeira versão lançada em 2004, o DreamShell ainda é um mistério para muitos.

Mas o que é o DreamShell? 

O DreamShell é um sistema operacional para o Dreamcast que está sendo desenvolvido desde 2004. Atualmente, o S.O está na versão 4.0 RC 4.

O DreamShell mudou a maneira como usamos nossos Dreamcasts, com possibilidades de executar nossos jogos favoritos a partir de cartões SD ou HDs, além de um menu interativo com as possibilidades de carregar as capas de cada jogo, mudar a região dos nossos Dreamcasts e também fazer transferência de arquivos para o VMU.

Além de executar jogos de Dreamcast, existe a opção de carregar emuladores como o NEO4ALL, o Snes4all, o Gens4all e também há opções para executar música e vídeos.

O desempenho ainda não é perfeito no entanto toneladas de jogos já estão sendo executadas perfeitamente e também os jogos que usam Windows CE estão começando a ter suporte.

Sabendo disso irei escrever aqui como usar o DreamShell da maneira mais simples. Usando o adaptador de SD Card para o Dreamcast. Muitos que já conhecem o DreamShell, torcem o nariz para essa alternativa ou subestimam por terem tido uma experiência negativa com uma versão antiga ou até mesmo por não terem feito da maneira correta.

Realmente a porta serial do Dreamcast não tem a mesma velocidade que o leitor de GD, mas existem maneiras de melhorar o desempenho e rodar a maioria dos jogos com o desempenho muito próximo do ideal. Então vamos ao que importa, siga os seguintes passos e tenha vários jogos de Dreamcast rodando de um cartão SD.

  • Formate o seu cartão SD usando FAT32 com o tamanho da unidade de alocação em 64 quilobytes

format

  • Entre no site do DreamShell e baixe a última versão do CDI do sistema operacional e também a última versão do ISO Maker Pack. (Sempre fique de olho no site para ter a última atualização).
  • Queime a imagem CDI do DreamShell em um CD usando a velocidade mais baixa no seu programa favorito (O meu é o Alcohol 120%).
  • Baixe o arquivo DS e extraia a pasta DS dentro do rar para raiz do seu cartão SD.
  • Extraia o ISO Make Pack.
  • Baixe o game que você deseja em formato GDI (Facilmente encontrado em websites como theisozone 😉 ).
  • Crie uma pasta com o nome do game que você baixou e extraia o game para essa pasta.
  • Copie a pasta sys e o arquivo optimize_gdi.bat da pasta Iso Make para a pasta do seu game. A estrutura deve ficar assim:

crazy_taxy

  • Execute o arquivo optimize_gdi.bat e espere até que ele otimize o game para o DreamShell.
  • Após concluído apague a pasta sys e o arquivo optimize_gdi.
  • Feito isso copie toda a pasta do seu jogo para o seu cartão SD.
  • Coloque o seu cartão SD no adaptador e pluge o mesmo na porta serial do Dreamcast.
  • Coloque o CD do DreamShell e ligue o Dreamcast.
  • Quando o DreamShell carregar na memória clique em ISO Loader.

DS1

  • Na tela seguinte clique em SD.

DS2

  • Na tela de seleção de games clique em configurações.

DS3

  • Marque as seguintes opções para ter um melhor desempenho e depois salve.
  1. 102 Dálmatas – Async 8, 0x8c004000
  2. 18 Wheeler – Async 1, 0x8cfe0000
  3. Advanced Wars 2 – Async 8, 0x8c004000
  4. Alien Front Online – Async 1, 0x8c000100
  5. Alone In The Dark IV – 0x8cfe0000
  6. Another World  – Async 8, 0x8c004000
  7. Aqua GT – Async 8, 0x8c004000
  8. Blue Stinger – Async 16, 0x8cef8000
  9. Bomber He He – Async 8, 0x8c004000
  10. BomberMan Online – Async 0, 0x8cef8000
  11. Buggy Heat  – Async 8, 0x8c004000
  12. Cannon Spike – Async 1, 0x8c004000
  13. Capcom vs Snk 1 – Async 1, 0x8c004000
  14. Capcom vs Snk 2 – Async 1, 0x8c004000
  15. Carrier  – Async 8, 0x8c004000
  16. Cave Story – Async 8, 0x8c004000
  17. Charge And Blast – Async 4, 0x8c004000
  18. Chicken Run – Async 8, 0x8c004000
  19. Chu Chu Rocket! – Async 16, 0x8cfe8000, CDDA
  20. Crazy Taxi – Async 16, 0x8cfe8000
  21. Crazy Taxi 2 – Async 2, 0x8c004000
  22. Dangerous Toys – Async 8, 0x8c004000
  23. Daytona USA – Async 8, 0x8c004000
  24. Dead Or Alive 2 – Async 8, 0x8c004000
  25. Deadly Skies – Async 8, 0x8c004000
  26. Dino Crisis – Async 8, 0x8c004000
  27. Divi Dead – Async 8, 0x8c004000
  28. Doom Collection – Async 8, 0x8c004000
  29. Draconus – Async 8, 0x8c004000
  30. DUX – Async 8, 0x8c004000
  31. Dynamite Cop – CDDA, 0x8cfe8000
  32. Ecco The Dolphin – Async 8, 0x8c004000
  33. Elemental Gimmick Gear – Async 8, 0x8c000100
  34. Evil Dead Hail To The King – Async 8, 0x8c004000
  35. Evil Twin – Async 2, 0x8c000100
  36. Evolution The World of Sacred Device – Async 8, 0x8c004000
  37. Exhibiton of speed – Async 8, 0x8c004000
  38. Expendable – Async 16, 0x8cfe8000, CDDA
  39. European SuperLeague – Async 8, 0x8c004000
  40. F355 Challenge – Async1, 8x8cfe0000
  41. Fighting Force 2 – Async 8, 0x8c004000
  42. Fighting Vipers – Async 8, 0x8c004000
  43. Final Fight Apocalypse – Async 8, 0x8c004000
  44. Flag to Flag – Async 16, 0x8cef8000, CDDA
  45. Flashback – Async 8, 0x8c004000
  46. Frame Gride – Async 8, 0x8c004000
  47. Gaunlet Legends – Async 8, 0x8c004000
  48. GTA 2 – Async 8, 0x8c004000
  49. Head Hunter – Async 8, 0x8c004000
  50. Heavy Metal Geomatrix – Async 8, 0x8c004000
  51. Jedi Power Battles – Async 8, 0x8c004000
  52. Jet Set Radio – Async 8, 0x8c004000
  53. Last Blade 2 – Async 8, 0x8c004000
  54. Maken X – Async 8, 0x8c004000
  55. Monaco Grand Prix 2 Online – Async 16, 0x8cfe8000
  56. Mars Matrix – Async 8, 0x8c004000
  57. Marvel vs Capcom 2 – Async 1, 0x8cff6000
  58. Mortal Kombat Gold – Async 16, 0x8cef8000, CDDA
  59. Mr. Driller – Async 8, 0x8c004000
  60. MTV SkateBoarding – Async 8, 0x8c004000
  61. NBA Hoopz – Async 8, 0x8c004000
  62. Nomad Soul – Async 8, 0x8c004000
  63. Pen Pen Triathlon – Async 8, 0x8c004000
  64. Phantasy Star Online v2 – Async 1, 0x8cef8000
  65. Planet Ring – Async 8, 0x8c004000
  66. Power Stone 2 – Async 8, 0x8c004000
  67. Project Justice – Async 1, 0x8c004000
  68. Propeller Arena – 0x8cfd0000
  69. Quake 3 – Async 8, 0x8c004000
  70. Quake – Async 8, 0x8c004000
  71. Record Of Lodoss War – 0x8cfe0000
  72. Red Dog – Async 8, 0x8c004000
  73. Resident Evil 3 – Async 8, 0x8c004000
  74. Resident Evil Code Veronica – Async 8, 0x8c004000
  75. Rippin Riders – Async 8, 0x8c004000
  76. Rise Of The Triad – Async 8, 0x8c004000
  77. Roadsters – Async 8, 0x8c004000
  78. Sega GT – Async 4, 0x8c004000
  79. Shenmue 1 – Async 1, 0x8cfe80000
  80. Silver – Async 8, 0x8c004000
  81. Skies Of Arcadia – Async 8, 0x8c004000
  82. Snow Surfers – Async 8, 0x8c004000
  83. Sonic Adventure – Async 1, 0x8cfe0000
  84. Sonic Adventure 2 – Async 8, 0x8cef8000
  85. Soul Fighter – Async 8, 0x8c004000
  86. South Park Rally – Async 8, 0x8c004000
  87. Spawn – Async 8, 0x8c004000
  88. Spec Ops II – Async 8, 0x8c004000
  89. Speed Devils – Async 8, 0x8c004000, CDDA
  90. Spiderman– Async 8, 0x8c004000
  91. Star Wars Racer – Async 8, 0x8c004000
  92. Street Fighter III 3rd Strike – Async 1, 0x8c004000
  93. Super Magnetic Neo – Async 4, 0x8c004000
  94. Surf Rocket Racers – Async 8, 0x8c004000
  95. Suzuki Alstare – Async 8, 0x8c004000, CDDA
  96. Sword Of the Berserk – Async 8, 0x8c004000
  97. Test Drive Le Mans 24h – Async 4, 0x8c004000
  98. Time Stalkers – Async 8, 0x8c004000
  99. Tokio Xtreme Challenge 2 – Async 4, 0x8c004000
  100. Tokio Xtreme Challenge – CDDA, 0xc0000100
  101. Toy Commander – Async 8, 0x8c004000
  102. Toy Racer – Async 8, 0x8c004000, NO CDDA
  103. TrickStyle – Async 8, 0x8c004000, CDDA
  104. Unreal Tournoument – Async 8, 0x8c004000
  105. Virtua Striker 2 – Async 1, 0x8cfe0000
  106. Virtua Tennis 2 – Async 1, 0x8c004000
  107. Zombie Revenge – Async 16, 0x8cfe8000, CDDA
  108. Zusar vu – Async 8, 0x8c004000
  109. Garou mark of the wolves – Async 4, 0x8c004800
  110. Disney’s Donald Duck – Async 8, 0x8c004000
  111. Rayman 2 – Async 8, 0xc0000100

 

  • Agora clique no game que você deseja e aproveite 😉

 

Complemento do tutorial – Criando capinhas para os games e deixando os parâmetros automáticos!

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Se você quiser criar capinhas e automatizar todo o processo de inserir os parâmetros, você pode criar uma pasta para cada jogo dentro de DS/APPS.

  • O arquivo cover.png vai ser a capa do jogo;
  • O arquivo app.xml vai ter o nome do jogo e o caminho da sua GDI;

Screen Shot 2018-01-04 at 5.31.59 PM

  • O arquivo .lua vai ter os parâmetros para cada jogo e também o caminho da GDI;

Screen Shot 2018-01-04 at 5.33.42 PM

  • Para jogos com CDDA:

Screen Shot 2018-01-04 at 5.36.43 PM

Para facilitar o seu entendimento, baixe esse arquivo com a estrutura da pasta APPs pronta.

Ou se voce preferir, montamos um pacote cheio de jogos prontos para um cartão de 32 GB 🙂

OBS: O Adaptador de cartão SD para Dreamcast pode ser facilmente adquirido em websites como mercado livre ou aliexpress!

Problemas conhecidos:

Testamos alguns dos games online usando DreamShell + SD Card, e aqui está o que achamos:

Phantasy Star Online ver 2 – Funciona perfeitamente mas tem um bug onde você não pode reviver outros players.

Monaco Grand Prix 2 Online – Funciona perfeitamente, sem CDDA.

Quake 3 Arena – Funciona perfeitamente online, sem CDDA.

Planet Ring – Conecta mas você não consegue encontrar outros players, os games estão sempre cheios.

Toy Racer – Conecta, você pode entrar no chat mas trava quando começa o game.

Chu Chu Rocket – Conecta, você consegue entrar no chat mas quando começa o game você volta para o lobby.

[Todos esses bugs foram reportados para um dev da DC-Swat]

Tutorial: Conectando o Dreamcast online usando WiFi!

No último tutorial aprendemos a conectar o Dreamcast online com o auxílio de um PC e uma máquina virtual linux. Apesar deste método ser  o mais barato, ele está longe de ser o mais eficiente. Para aproveitar o que o Dreamcast tem de melhor no modo online, o método mais eficiente com certeza é o DreamPi.

O DreamPi consiste em conectar o Dreamcast em um RaspBerry Pi, com o Raspberry convertendo o sinal de banda larga para internet discada. Mas o trabalho do DreamPi vai muito além disso. Além de converter o sinal, é possível saber quem está jogando online em tempo real através do WebSite http://dreamcast.online/now/ ou através do aplicativo Dreamcast Now para Android.

Outro fator que faz a diferença no DreamPi é poder jogar o Dreamcast Online usando o WiFi do RaspBerry e assim eliminando cabos e deixando tudo mais limpo.

Atualmente existem 24 games online sendo eles:

 

  1. NBA 2k2- Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  2. NBA 2k1- Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  3. NCAA College Football 2K2 – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  4. NFL 2K1 – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  5. NFL 2K2 – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  6. 4×4 Evolution – Multiplayer, DLC – 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast, PC e MAC);
  7. Alien Front Online – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  8. ChuChu Rocket! – Multiplayer, Leaderboards, DLC – 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  9. Jet Grind Radio – LeaderBoards, DLC;
  10. Maximum Pool – Multiplayer – 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  11. Monaco Grand Prix Online – Multiplayer, LeaderBoards – 6 players – Exclusivo do Dreamcast;
  12. The Next Tetris – Multiplayer, 2 Players, Exclusivo do Dreamcast;
  13. Ooga Booga – Multiplayer, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  14. PBA Tour Bowling 2001 – Multiplayer, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  15. Phantasy Star Online v1/v2 – Multiplayer, DLC – 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast, PC, Game Cube);
  16. Planet Ring – Multiplayer, LeaderBoards, 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  17. POD SpeedZone – Multiplayer, LeaderBoards, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  18. Quake 3 Arena – Multiplayer, 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast e PC);
  19. Sega Swirl – Email Challenge, 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast e PC);
  20. Sonic Adventure – LeaderBoards, DLC;
  21. StarLancer – Multiplayer, 6 Players – CrossPlatform(Dreamcast e PC);
  22. Toy Racer – Multiplayer, LeaderBoards, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  23. World Series Baseball 2k2 – Multiplayer, 2 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  24. Worms World Party – Multiplayer, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast.

E outros com previsão de ficar online no futuro  (Conferir lista aqui).

Então o que é necessário para deixar o Dreamcast Online usando o DreamPi? Confira a resposta abaixo no tutorial.

Items necessários:

  • Um Dreamcast com modem de internet discada
  • Um fax modem USB
  • Um cabo de telefone com um simulador de tensão
  • Um RaspBerry Pi
  • Um cartão SD de 4 GB

Configurando o seu Dreamcast

Para configurar o Dreamcast você vai precisar ter um browser de Dreamcast como o Planet Web (Qualquer versão), XDP ou outro e fazer as seguintes configurações:

Vá em Options e depois Internet Connection:

  1. P_Jun16_172308.jpg
  2. P_Jun16_172339.jpg
  3. Your Real Name: Coloque o seu nome.
  4. User Login: dream
  5. Password: dreamcast
  6. Dial Up Number: 111-1111
  7. DNS1: 0 0 0 0
  8. DNS2: 0 0 0 0
  9. imagem1
  10. Area code you are dialing from: [Deixar em branco]
  11. Long distance call prefix: [Deixar em branco]
  12. Call waiting prefix:  [Deixar em branco]
  13. Outside dial prefix:  [Deixar em branco]
  14. Modem Init: AT&F0
  15. Dial: Tone
  16. Dial area code: Off
  17. Blind dial: On
  18. P_Jun16_172545.jpg
  19. Use Proxy: No
  20. Proxy server name: [Deixar em branco]
  21. Proxy port: [Deixar em branco]
  22. P_Jun16_172553.jpg
  23. Pronto, seu Dreamcast esta configurado salve essas configurações.
  24. P_Jun16_172605.jpg
  25. Fax Modem USB
  26. Para conectar o Dreamcast no computador você vai precisar de um Fax Modem USB compatível com o Linux. O mais recomendado é o modem usb fax externo feasso fum v92 que você pode encontrar no Mercado Livre. Outros modems compatíveis são o Lenovo RD02-D400 e o Dell NW147.
  27. Montando o cabo de telefone com o simulador de tensão
  28. Para montar o cabo telefônico você vai precisar dos seguintes componentes:
  29. Um capacitor 0.47uf
  30. Um resistor 380 Ohm
  31. Um conector de bateria 9v
  32. Uma bateria 9v
  33. Um ferro de soldar, estanho (fio de solda) OU fita isolante.
  34. (Esse procedimento é necessário para simular a eletricidade que existe em uma tomada de telefone).
  35. Primeiro você vai pegar o cabo telefônico e vai abrir ele (Cuidado para não partir os fios). Dentro dele você vai encontrar dois fios um branco e um vermelho.  Você vai cortar o vermelho no meio e vai fazer a ligação dos componentes da seguinte maneira:
  36. voltage_inducer.jpg
  37. 18671151_813227248835571_7623946336063175064_n.jpg
  38. Caso o seu cabo telefônico tenha os dois fios da mesma cor corte o da direita com os conectores para cima e o pino para baixo.
  39. LVI.png
  40. Configurando o RaspBerry Pi
  41. Baixe o arquivo de imagem do DreamPi para o SD Card;
  42. Descompacte o arquivo e coloque ele em uma pasta de sua preferência;
  43. Baixe o software Win32DiskImage e depois instale ele;
  44. Depois de instalado, conecte o seu cartão SD no PC;
  45. Abra o software Win32DiskImage e em Image File selecione o arquivo descompactado do DreamPi;
  46. Clique em write e aguarde;
  47. win32-disk-imager
  48. Após esse processo, conecte o cartão SD e o Fax modem USB no RaspBerryPi,  conecte o cabo de telefone com o simulador de tensão entre o modem USB e o Dreamcast e ligue o RaspBerryPi como na foto abaixo:
  49. 20170924_113613
  50. Se você conectar um cabo de rede entre o seu RaspBerryPi e o seu roteador, você já esta com tudo pronto e configurado para jogar online. Mas se você quiser usar WiFi continue lendo o tutorial.
  51. Usando WiFi
  52. Conecte um teclado USB no seu RaspBerryPi
  53. Conecte um cabo HDMI no seu RaspBerryPi e ligue o mesmo na TV
  54. Em login digite pi e depois tecle Enter
  55. Em password digite raspberry e depois tecle Enter
  56. Digite o comando sudo pico /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf e depois tecle Enter
  57. Você irá ver um documento em branco, digite os seguintes comandos nele:
  58. network{
  59. ssid=”nome do seu wifi”
  60. psk=”password do seu wifi”
  61. }
  62. Seu documento deverá ficar assim:
  63. wifi1
  64. Digite o comando CTRL+SHIFT+O  e depois tecle Enter para salvar o seu documento;
  65. Digite o comando CTRL+SHIFT+X para fechar o documento;
  66. Agora vamos para a parte final:
  67. Digite o comando sudo pico /etc/network/interfaces e depois tecle Enter
  68. Você irá ver um documento com os seguintes comandos:
  69. wifi2
  70. Apague todo o conteúdo deste documento e digite os seguintes comandos nas linhas respectivas:
  71. 1 linha= auto wlan0
  72. 2 linha = allow-hotplug wlan0
  73. 3 linha = iface wlan0 inet manual
  74. 4 linha = wpa-roam /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf
  75. 5 linha = iface default inet dhcp
  76. 6 linha = dns-nameserver 127.0.0.1
  77. 7 linha (Vazia)
  78. 8 linha = manual eth0
  79. 9 linha = allow-hotplug eth0
  80. 10 linha = iface eth0 inet dhcp
  81. 11 linha = dns-nameserver 127.0.0.1
  82. Seu documento irá ficar assim:
  83. wifi3
  84. Digite o comando CTRL+SHIFT+O  e depois tecle Enter para salvar o seu documento;
  85. Digite o comando CTRL+SHIFT+X para fechar o documento;
  86. Agora iremos reiniciar o Raspberry Pi. Digite o seguinte comando:
  87. sudo reboot
  88. Quando o Raspberry Pi reiniciar iremos verificar se está tudo certo.
  89. Em login digite pi e depois tecle Enter
  90. Em password digite raspberry e depois tecle Enter
  91. Digite o comando ifconfig wlan0 e depois tecle Enter
  92. Se tudo deu certo, você irá estar conectado com um inet addr:
  93. wifi4
  94. Tudo pronto, seu Dreamcast está conectado na internet via WiFi 🙂

Interview with Ryo Hazuki’s voice actor – Corey Marshall

To celebrate the 18 anniversary of the Dreamcast in America, we decide to talk about the console’s biggest game, Shenmue.

But to talk about Shenmue we decided to do it in a special way. We invited the voice actor Corey Marshall (Ryo Hazuki) to talk about Shenmue’s development for the first time to a Brazilian website.

Let’s go to the interview:

Titan Game Studios: Good morning, Corey, first of all it’s an honor to do this interview with you, we are very fanatics about Shenmue and this interview is very important for us.

Corey: Thank you so much for having me! It is an honor and a privilege to be speaking to all the of Shenmue Brazilian fans.

Titan Game Studios: To start this interview could you introduce yourself and tell us who Corey Marshall is?

Corey: Yes! As you know my name is Corey Marshall and most of you know me as the voice of Ryo Hazuki in Yu Suzuki’s  creation Shenmue!  I have done many things in my career as an entertainer from stage, film, and dance. (  yes  many of you may not know I was a professional dancer at one point ) However being a voice actor for Shenmue  has certainly been one of the highlights of my life.

Titan Game Studios: How did you get the invitation to work in Shenmue? Did you have any idea it would be such a big project?

Corey: There was an audition for Shenmue  in New York City  where I lived at the time.   The notice stated that it would be for a video game and that I would need to record in Japan. So I did hope that it would be a big project. Similar to the  Games that I know and love to play myself.  I was not told any details at that point. It was not until later that they told me the name of the project.  When they told me I would be recording for Sega I was definitely excited about that.  Then I knew it was probably going to be something epic.

Titan Game Studios: Where the Shenmue voices were recorded? In Sega of Japan or in Sega of America?

Corey: As I just stated  they mentioned in the audition notice that it would be recording in Japan.  To be honest with you that is one of the biggest reasons that I audition for it in the first place.  It said that I would have to record in Japan for 2 to 3 months. I thought I would love to live in Japan for that time.  I had never auditioned for voiceover before. However I figured what have I got to lose?  I have done a lot of stage acting  before and had trained for TV and movies  as well. So I knew that that kind of work would translate well into voice acting.

Titan Game Studios: How long did it take to record the voices for both games? did the team had a break before working on the second game? Or the second game was already in advanced progress waiting for the voices?

Corey: It took about four months to record the first game and three months to record the second. Indeed future projects for Shenmue  were in the works well in advance. When I was recording the first game there were loads of information,story, and characters, for future chapters of the game.  So while the actors got to take a break in between recordings for the first and second game the team were constantly and tirelessly working on the game.

Titan Game Studios: Once, I watched a Shenmue Making of and I had the impression that Yu Suzuki is very perfectionist pushing everyone from the team to their limits. Was He also so demanding with the voice actors if so, can you give us some example?

Corey: I know that Yu Suzuki  wanted very specific actors for the rolls. I can say that he wanted a very specific sound for each character.  I also know of the extent of the research that was needed for the game. Teams of people were sent to towns and countrysides to get data  on how exactly it should look.  Scrupulous notes and lots of pictures were taken.  This was done for locations in Japan as well as China.  You have to remember for the time this was quite unusual.  He wanted to make sure that every detail was correct.  He wanted to convey a very specific feel to the game.  This was to ensure that the player was transported into this time and space.  And I think they were very successful in doing so.  As far as forgetting everything right?  I had a script the size of a book every day. Even the lines that were repeated he wanted me to say them over again as if I was saying them to that person for the first time.  It would be easier of course to record the same line once and then repeat that line digitally.  However if I was speaking to a different person I needed to say that same line again. Just in case I said it a little different if I was speaking to an older woman or younger man etc.  also the actors got to act together in the same room during important scenes. This was also an usual for voice acting.  Again it’s easier to bring in acters individually let them record and go home.  But every actor will tell you it’s better when you are acting off of somebody else right next to you.  This brought a special dynamic to the scenes. The actors appreciated it and I’m sure the players that as well.

Titan Game Studios: What was your feeling when they announced that Shenmue 2 had been canceled for the Dreamcast in America? Do you think it was a good decision to release the second game on the first Xbox that was just a beginner at that time?

Corey: Ultimately I think they made the right decision. The proof is that we are doing Shenmue three today.  It may have been the roundabout way of getting there but hey we’re getting there !  Who knows where we would be today if we did not end up on the Xbox platform (Introducing the game to a new audience).  Do I wish the fate of Dreamcast were different? I do. I actually love the Dreamcast and wish I’d had an opportunity to continue.  Sometimes hard decisions have to be made. I have confidence that weare moving forward to  bigger and better things with Shenmue three.  That is because of those hard decisions that have to be made in the past.

Titan Game Studios: As soon as Shenmue 2 was released, were there plans in-house to produce Shenmue 3 or did you already know that the third game wouldn’t be released so soon?

Corey: No I think we all thought the third game would be released in the same timeframe as in between one and two.  As I stated earlier there has always been plans for future games. Yu  Suzuki I think has a clear vision for the future of the game.  From what I understand he already knows what he wants to do with Shenmue. It’s just what can we get done  right now.

Titan Game Studios: In those 14 years between Shenmue 2 and Shenmue 3’s announcement at E3, there were several campaigns and petitions made by the fans worldwide. Do you believe that Shenmue is no longer just a game and has become a movement being a symbol of union?

Corey: Absolutely! I think you hit the nail right on the head with that one. Shenmue is a movement. It is a symbol.  It shows what the power of the people (  The fans )  are capable of if we all come together and work toward a goal.  Shenmue may not have as many fans as for example Star Wars  but our passion runs deep.  Shenmue fans have proven to me that they are capable of anything .

Titan Game Studios: Where were you when Shenmue 3 was announced at E3? I can imagine you have received a lot of messages that day.

 Corey: I was actually returning home with my daughter. I wasn’t really expecting anything that day. However what you said is correct. As I was coming home my phone started to ping.  Over and over again. As I was putting all of my belongings down. I thought wow this is either an emergency somebody is dying or it’s …  could it possibly be …  Shenmue? My wife met me at the door with her iPad in hand looked at me and said ”  did you hear ”  and then I thought oh it is.  Yes heads were exploding everywhere and all the information started trickling to me.  We watched the playback of the announcement and we’re both excited as well. I was excited because  just like you all I’m a fan as well.  I couldn’t wait to play the third rendition myself!

Titan Game Studios: After the third game hit the kickstarter goal, a lot of fans demanded YsNet to have the original voice actors working on the third game, how do you feel about that? How did you get the news that you would dub the third game?

Corey: Yes and thank you all for that! I am humbled by all the fans  that wanted me back. I feel very lucky to be a part of something that means so much to so many.  It seems that Shenmue fans are also very particular as well. Even though I have a ”  unique ”  approach to Ryo Hazuki’s voice people still wanted me.  Sometimes to be quite honest with you  I don’t know what to say.  I just try to make something that people would like. I honestly don’t do it for me I do it for the fans.  Sure it’s a job and I get paid money.  However when I approach the microphone I think  what do the players want from this game. What can I do to give them the greatest experience.

Titan Game Studios: Have you already started dubbing the third game?

Corey: No. However in the last few days I’ve been in contact with Yu  Suzuki’s  team and the word is ”  soon “

Titan Game Studios: In Brazil, fans are very happy because Shenmue 3 will be the first game of the series with Portuguese subs (Our language) And we really want the first two games remastered with this option too. Do you believe Sega will relaunch the first two games?

 Corey: I am personally unsure of this. As I stated before I believe Shenmue fans can do anything. If you want remastered and subtitled Brazilian fans unite  and demand it!  Brazil you can do it!

Titan Game Studios: What can we expect from Shenmue 3? Do you believe it will be a great game like the first two?

Corey: Yes I do believe it will be a great game. The reason why I believe this is because Yu  Suzuki is the one who gets to realize his vision.  It’s his story, his game, his vision that he personally gets to bring to life.  If the rights of the game we’re given to someone else to try and flush out I may have had my doubts.  With Yu Suzuki  we are in excellent hands.

Titan Game Studios: Would you like to leave a message for the Brazilian fans?

Corey: Brazil I love you!  In my many travels and exploration through the martial arts I have had the pleasure to meet many Brazilians. You are all a  loving and wonderful people. ( At least everybody I’ve met )  I am ecstatic that Shenmue will be translated into Portuguese. Thank you all and I look forward to bringing  Shenmue 3 and 4 and 5 and …  to Brazil!

Thank you so much.

Titan IDE – Physical copy

In July we published a survey asking your opinion about the future of Titan Game Studios. In total 60 people answered the survey and helped us define our next steps.

In the survey 75.5% answered that they would like to see a physical copy for Titan IDE. 85.7% said they would like to see an option to export to Sega Saturn. 85.7% said they would like to buy a kit that is already ready to connect the Dreamcast online. And finally, respondents said they would like to see a portal dedicated to the indie scene for the Sega consoles and also online gameplay on Dreamcast.

As Titan Game Studios is a fan-made project and we do our activities in our spare time, we will fulfill the requests as much as possible. To begin with, we would like to show you the Titan IDE (Dreamcast and PC) Physical copy:

prova_LuizNai (1)

Our plan is to make it available on the website in December. The DVD will come with two templates for platform games, a template for RPG game, a template for Shoot ’em up, a digital manual in Portuguese and English and finally, an ISO and an EXE of a game developed using the Titan IDE in which you will be able to play on your PC or burn this ISO and play in your Dreamcast.

The Titan IDE will always be a free tool that will be available for download on our website. This update that will be on the DVD will also be available for download. The idea of ​​having a physical edition is something for collectors and also something to help with our project. We do not have a price yet, we are looking for a graphic company with the best cost so that the printing of the DVDs will be affordable.

Following with the survey results, we created a page on FaceBook called Dreamcast Ultimate, this page was created to address Indie games, homebrews, mods, online games, canceled games, applications and everything that makes Dreamcast a unique console.

The Dreamcast Ultimate will be powered by the Titan Game Studios website. All projects not related to Titan Game Studios will be published on this page, our projects will continue to be shared on the Titan Game Studios Facebook page. In this way we will keep the organization.

And finally, to celebrate the American anniversary of the Dreamcast, we wrote a mini book telling the story of the Dreamcast after Sega discontinued the console. The mini book can be downloaded here (Soon in English):

Sega_LUiz (1) (1)

Link: http://titanide.kinghost.net/Dreamcast/Dreamcast_Alem_da_sega.pdf

Happy Dreamcast day.

Titan IDE – Edição física

No mês de Julho publicamos uma pesquisa perguntando a sua opinião sobre o futuro da Titan Game Studios. No total 60 pessoas responderam a pesquisa e nos ajudaram a definir nossos próximos passos.

Na pesquisa 75.5% responderam que gostariam de ver uma versão física da Titan IDE. 85.7% responderam que gostariam de ver uma opção para exportar para o Sega Saturn. 85.7% disseram que comprariam um kit que já viesse pronto para conectar o Dreamcast online.  E por ultimo, os entrevistados disseram que gostariam de ver um portal dedicado a cena indie para os consoles da Sega e também jogatina online no Dreamcast.

Como a Titan Game Studios é um projeto feito por fãs e fazemos nossas atividades em nosso tempo livre, iremos atender os pedidos na medida do possível. Para começar gostaríamos de mostrar como ficou a edição física da Titan IDE(Dreamcast e PC):

prova_LuizNai (1).png

Nosso plano e disponibilizar a versão para compra no site em Dezembro. O DVD de instalação ira acompanhar dois templates para jogos de plataforma, um template de jogo RPG, um template para jogo de nave, um manual digital em Português e Inglês e por último, dentro do DVD irá vir uma ISO e um EXE de um game desenvolvido usando a Titan IDE no qual você vai poder jogar no seu PC ou gravar a ISO e jogar no seu Dreamcast.

A Titan IDE sempre sera uma ferramenta gratuita que estará disponível para download em nosso website. Essa atualização que vai estar no DVD também vai estar disponível para download. A idéia de ter uma edição física é algo voltado para colecionadores e também algo para ajudar no nosso projeto. Ainda não temos um preço definido, estamos procurando uma gráfica com o melhor custo para que a impressão dos DVDs fique com um preço bem acessível.

Seguindo com os resultados da pesquisa, nos criamos uma pagina no FaceBook chamada Dreamcast Ultimate, essa página foi criada para abordar o lado B do Dreamcast. Indie games, homebrews, mods, games online, games cancelados que vazaram, aplicativos e tudo o que faz do Dreamcast um console único.

A Dreamcast Ultimate sera alimentada pelo website da Titan Game Studios. Todos os projetos não referente a Titan Game Studios serão publicadas nesta página, nossos projetos continuarão sendo compartilhados na página da Titan Game Studios no Facebook. Desta forma iremos manter a organização.

E por último, para celebrar o aniversário americano do Dreamcast, nós escrevemos um mini livro contando a história do Dreamcast depois que a Sega descontinuou o console. O mini livro pode ser baixado aqui:

Sega_LUiz (1) (1).png

Link: http://titanide.kinghost.net/Dreamcast/Dreamcast_Alem_da_sega.pdf

Feliz dia do Dreamcast.