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Titan IDE – Physical copy

In July we published a survey asking your opinion about the future of Titan Game Studios. In total 60 people answered the survey and helped us define our next steps.

In the survey 75.5% answered that they would like to see a physical copy for Titan IDE. 85.7% said they would like to see an option to export to Sega Saturn. 85.7% said they would like to buy a kit that is already ready to connect the Dreamcast online. And finally, respondents said they would like to see a portal dedicated to the indie scene for the Sega consoles and also online gameplay on Dreamcast.

As Titan Game Studios is a fan-made project and we do our activities in our spare time, we will fulfill the requests as much as possible. To begin with, we would like to show you the Titan IDE (Dreamcast and PC) Physical copy:

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Our plan is to make it available on the website in December. The DVD will come with two templates for platform games, a template for RPG game, a template for Shoot ’em up, a digital manual in Portuguese and English and finally, an ISO and an EXE of a game developed using the Titan IDE in which you will be able to play on your PC or burn this ISO and play in your Dreamcast.

The Titan IDE will always be a free tool that will be available for download on our website. This update that will be on the DVD will also be available for download. The idea of ​​having a physical edition is something for collectors and also something to help with our project. We do not have a price yet, we are looking for a graphic company with the best cost so that the printing of the DVDs will be affordable.

Following with the survey results, we created a page on FaceBook called Dreamcast Ultimate, this page was created to address Indie games, homebrews, mods, online games, canceled games, applications and everything that makes Dreamcast a unique console.

The Dreamcast Ultimate will be powered by the Titan Game Studios website. All projects not related to Titan Game Studios will be published on this page, our projects will continue to be shared on the Titan Game Studios Facebook page. In this way we will keep the organization.

And finally, to celebrate the American anniversary of the Dreamcast, we wrote a mini book telling the story of the Dreamcast after Sega discontinued the console. The mini book can be downloaded here (Soon in English):

Sega_LUiz (1) (1)

Link: http://titanide.kinghost.net/Dreamcast/Dreamcast_Alem_da_sega.pdf

Happy Dreamcast day.

Titan IDE – Edição física

No mês de Julho publicamos uma pesquisa perguntando a sua opinião sobre o futuro da Titan Game Studios. No total 60 pessoas responderam a pesquisa e nos ajudaram a definir nossos próximos passos.

Na pesquisa 75.5% responderam que gostariam de ver uma versão física da Titan IDE. 85.7% responderam que gostariam de ver uma opção para exportar para o Sega Saturn. 85.7% disseram que comprariam um kit que já viesse pronto para conectar o Dreamcast online.  E por ultimo, os entrevistados disseram que gostariam de ver um portal dedicado a cena indie para os consoles da Sega e também jogatina online no Dreamcast.

Como a Titan Game Studios é um projeto feito por fãs e fazemos nossas atividades em nosso tempo livre, iremos atender os pedidos na medida do possível. Para começar gostaríamos de mostrar como ficou a edição física da Titan IDE(Dreamcast e PC):

prova_LuizNai (1).png

Nosso plano e disponibilizar a versão para compra no site em Dezembro. O DVD de instalação ira acompanhar dois templates para jogos de plataforma, um template de jogo RPG, um template para jogo de nave, um manual digital em Português e Inglês e por último, dentro do DVD irá vir uma ISO e um EXE de um game desenvolvido usando a Titan IDE no qual você vai poder jogar no seu PC ou gravar a ISO e jogar no seu Dreamcast.

A Titan IDE sempre sera uma ferramenta gratuita que estará disponível para download em nosso website. Essa atualização que vai estar no DVD também vai estar disponível para download. A idéia de ter uma edição física é algo voltado para colecionadores e também algo para ajudar no nosso projeto. Ainda não temos um preço definido, estamos procurando uma gráfica com o melhor custo para que a impressão dos DVDs fique com um preço bem acessível.

Seguindo com os resultados da pesquisa, nos criamos uma pagina no FaceBook chamada Dreamcast Ultimate, essa página foi criada para abordar o lado B do Dreamcast. Indie games, homebrews, mods, games online, games cancelados que vazaram, aplicativos e tudo o que faz do Dreamcast um console único.

A Dreamcast Ultimate sera alimentada pelo website da Titan Game Studios. Todos os projetos não referente a Titan Game Studios serão publicadas nesta página, nossos projetos continuarão sendo compartilhados na página da Titan Game Studios no Facebook. Desta forma iremos manter a organização.

E por último, para celebrar o aniversário americano do Dreamcast, nós escrevemos um mini livro contando a história do Dreamcast depois que a Sega descontinuou o console. O mini livro pode ser baixado aqui:

Sega_LUiz (1) (1).png

Link: http://titanide.kinghost.net/Dreamcast/Dreamcast_Alem_da_sega.pdf

Feliz dia do Dreamcast.

 

 

 

 

Entrevista com o dublador de Ryo Hazuki – Corey Marshall

Continuando as comemorações de 18 anos do Dreamcast na América, não poderíamos deixar de falar sobre o maior game do console, Shenmue.

Mas para falar sobre Shenmue resolvemos fazer isso em grande estilo, e convidamos o dublador Corey Marshall (Ryo Hazuki) para falar sobre o desenvolvimento de Shenmue pela primeira vez para um website Brasileiro.

Titan Game Studios: Bom dia, Corey, antes de mais nada é uma honra fazer essa entrevista com você, nós fãs brasileiros somos fanáticos por Shenmue e essa entrevista é muito importante para nós

Corey: Muito obrigado pelo convite! É uma honra e um privilégio falar com todos os fãs brasileiros de Shenmue.

Titan Game Studios: Para começar esta entrevista você poderia se apresentar e nos contar quem é Corey Marshall?

Corey: Sim! Como você sabe, meu nome é Corey Marshall e a maioria de vocês me conhece como a voz de Ryo Hazuki na criação de Yu Suzuki Shenmue! Eu fiz muitas coisas na minha carreira como animador de palco, filmes e dança. (sim, muitos de vocês não sabem mas eu já fui dançarino profissional) No entanto, ser um ator de voz para Shenmue certamente foi um dos destaques da minha vida.

Titan Game Studios: Como você recebeu o convite para trabalhar em Shenmue? Você tinha alguma idéia de que seria um projeto tão grande?

Corey: Houve uma audição para Shenmue na cidade de Nova York onde eu vivia na época. O anuncio afirmava que seria um projeto para videogame e que eu precisaria gravar no Japão. Então eu esperava que fosse um grande projeto. Semelhante aos Jogos que eu conheço e amo jogar. Não me disseram detalhes nesse ponto. Não, até mais tarde quando eles me contaram o nome do projeto. Quando me disseram que estaria gravando para a Sega, eu definitivamente estava entusiasmada com isso. Então eu sabia que provavelmente seria algo épico.

Titan Game Studios: Onde as vozes Shenmue foram gravadas? Na Sega do Japão ou na Sega da América?

Corey: Como acabei de dizer, eles mencionaram no aviso da audiência que seria gravado no Japão. Para ser sincero com você, esse é um dos maiores motivos que eu fiz o teste em primeiro lugar. Eles disseram que eu teria que gravar no Japão por 2 ou 3 meses. Eu pensei que adoraria viver no Japão por esse tempo. Nunca tinha feito audições para voz antes. No entanto, me perguntei, o que eu tenho que perder? Eu participei de uma grande peça atuando antes e também tinha treinado para TV e filmes. Então eu sabia que esse tipo de trabalho se traduziria bem em interpretação de voz.

Titan Game Studios: Quanto tempo demorou para gravar as vozes para ambos os jogos? A equipe teve uma pausa antes de trabalhar no segundo jogo? Ou o segundo jogo já estava em progresso avançado esperando as vozes?

Corey: Demorou cerca de quatro meses para gravar o primeiro jogo e três meses para gravar o segundo. De fato, projetos futuros para Shenmue estavam em andamento com bastante antecedência. Quando eu estava gravando o primeiro jogo, havia muitas informações, história e personagens, para futuros capítulos do jogo. Então, enquanto os atores conseguiram fazer uma pausa entre as gravações para o primeiro e segundo jogo, a equipe estava constantemente e incansavelmente trabalhando no segundo jogo.

Titan Game Studios: Uma vez, assisti a um Making of de Shenmue e tive a impressão de que Yu Suzuki é muito perfeccionista, empurrando todos da equipe para seus limites. Ele também era tão exigente com os atores de voz, se sim, pode nos dar algum exemplo?

Corey: Eu sei que Yu Suzuki queria atores muito específicos para os papeis. Posso dizer que ele queria um som muito específico para cada personagem. Eu também sei da extensão da pesquisa que era necessária para o jogo. Equipes de pessoas foram enviadas para cidades e países para obter dados sobre como exatamente deveria se parecer. Obtiveram notas escrupulosas e muitas fotos foram tiradas. Isso foi feito para locais no Japão, bem como na China. Você deve lembrar que pelo tempo que isso foi feito, isso era bastante incomum. Ele queria ter certeza de que cada detalhe estava correto. Ele queria transmitir uma sensação muito específica ao jogo. Isso foi para garantir que o jogador foi transportado para esse tempo e espaço. E acho que eles foram muito bem sucedidos ao fazê-lo. Eu tinha um script do tamanho de um livro todos os dias. Mesmo as linhas que eram repetidas, ele queria que eu dissesse novamente, como se eu estivesse dizendo isso a essa pessoa pela primeira vez. Seria mais fácil, claro, gravar a mesma linha uma vez e depois repetir essa linha digitalmente. No entanto, se eu estivesse falando com uma pessoa diferente, eu precisava dizer a mesma linha novamente. Apenas no caso de eu ter dito isso um pouco diferente se eu estivesse falando com uma mulher mais velha ou um homem mais jovem, etc., também os atores tinham que atuar juntos na mesma sala durante cenas importantes. Isso também foi um diferencial para a atuação de voz. Mais uma vez, é mais fácil trazer os profissionais individualmente para gravar e ir para casa. Mas cada ator irá dizer-lhe que é melhor quando você está atuando com outra pessoa ao seu lado. Isso trouxe uma dinâmica especial para as cenas. Os atores apreciaram isso e tenho certeza dos jogadores que também.

Titan Game Studios: Qual foi o seu sentimento quando eles anunciaram que Shenmue 2 tinha sido cancelado para o Dreamcast na América? Você acha que foi uma boa decisão lançar o segundo jogo no primeiro Xbox que era apenas um iniciante naquela época?

Em última análise, acho que tomaram a decisão certa. A prova é que estamos fazendo Shenmue três hoje. Pode ter sido a maneira indireta de chegar lá, mas foi, atingimos um novo público! Quem sabe onde estaríamos hoje se não acabássemos na plataforma Xbox. Eu queria que o destino do Dreamcast fosse diferente? Eu queria. Eu realmente adoro o Dreamcast e gostaria de ter tido a oportunidade de continuar. Às vezes, há que tomar decisões difíceis. Tenho confiança de que vamos avançar para coisas maiores e melhores com Shenmue três. Isso é por causa das decisões difíceis que tiveram que ter sido feitas no passado.

Titan Game Studios: Assim que Shenmue 2 foi lançado, havia planos em casa para produzir Shenmue 3 ou você já sabia que o terceiro jogo não seria lançado tão cedo?

Corey: Não, eu acho que todos pensamos que o terceiro jogo seria lançado no mesmo período que entre um e dois. Como eu disse anteriormente, sempre houve planos para futuros jogos. Yu Suzuki tinha uma visão clara para o futuro do jogo. Pelo que eu entendo, ele já sabe o que ele quer fazer com Shenmue. É exatamente o que podemos fazer agora.

Titan Game Studios: Nesses 14 anos entre o anúncio Shenmue 2 e Shenmue 3 na E3, houve várias campanhas e petições feitas pelos fãs em todo o mundo. Você acredita que Shenmue não é mais apenas um jogo e se tornou um movimento sendo um símbolo de união?

Corey: Absolutamente! Eu acho que você acertou em cheio nessa pergunta. Shenmue é um movimento. É um símbolo. Ele mostra o que o poder das pessoas (Os fãs) são capazes trabalhando juntos em direção de um objetivo. Shenmue pode não ter tantos fãs como, por exemplo, Star Wars, mas a nossa paixão é profunda. Os fãs de Shenmue me provaram que são capazes de qualquer coisa.

Titan Game Studios: Onde você estava quando o Shenmue 3 foi anunciado na E3? Posso imaginar que você recebeu muitas mensagens nesse dia.

Corey: Eu estava em casa com minha filha. Eu realmente não esperava nada naquele dia. No entanto, o que você disse está correto. Quando voltei para casa, meu telefone começou a tocar. Uma e outra vez. Eu coloquei toda as coisas que eu estava carregando no chão. Eu pensei que era uma emergência, alguém está morrendo ou é … poderia ser … Shenmue? Minha esposa me encontrou na porta com o iPad na mão me olhou e disse “você ouviu” e então eu pensei que sim. Sim cabeças estavam explodindo por toda parte e toda a informação começou a aparecer para mim. Nós assistimos a reprodução do anúncio e ambos estavamos entusiasmados também. Eu estava empolgado porque, assim como você, eu também sou um fã. Eu não podia esperar para jogar a terceira versão!

Titan Game Studios: Depois que o terceiro jogo atingiu o objetivo do kickstarter, muitos fãs pediram à YsNet que os atores originais das vozes trabalhassem no terceiro jogo, como você se sente sobre isso? Como você recebeu a notícia de que você estaria no terceiro jogo?

Corey: Sim e obrigado a todos por isso! Eu sou grato por todos os fãs que me queriam de volta. Sinto-me muito afortunado de ser parte de algo que significa muito para muitos. Parece que os fãs de Shenmue também são muito particulares também. Embora eu tenha uma abordagem “única” para a voz de Ryo Hazuki, as pessoas ainda me queriam. Às vezes, para ser bastante honesto com você, não sei o que dizer. Eu apenas tento fazer algo que as pessoas gostariam. Eu honestamente não faço isso por mim, eu faço isso pelos fãs. Claro que é um trabalho e recebo dinheiro por isso. No entanto, quando me aproximo do microfone, penso o que os jogadores querem deste jogo. O que posso fazer para dar-lhes a maior experiência.

Titan Game Studios: Você já começou a dublar o terceiro jogo?

Corey: Não. No entanto, nos últimos dias entrei em contato com o time de Yu Suzuki e a palavra é “em breve”

Titan Game Studios: No Brasil, os fãs estão muito felizes porque o Shenmue 3 será o primeiro jogo da série com legendas em português (Nosso idiomas). E nós realmente queremos os dois primeiros jogos remasterizados com essa opção também. Você acredita que a Sega vai relançar os dois primeiros jogos?

Corey: Estou pessoalmente inseguro com isso. Como eu disse antes, acredito que os fãs de Shenmue podem fazer qualquer coisa. Se você deseja que os fãs brasileiros tenham os games remasterizados e legendados se unam e exijam! Brasil, vocês podem fazer isso!

Titan Game Studios: O que podemos esperar do Shenmue 3? Você acredita que será um ótimo jogo como os dois primeiros?

Corey: Sim, eu acredito que será um ótimo jogo. A razão pela qual eu acredito que isso vai acontecer é porque Yu Suzuki é quem esta executando a sua visão. É sua história, seu jogo, ele pessoalmente consegue dar vida para isso. Se os direitos do jogo fossem dados a outra pessoa para tentar fazer o mesmo, talvez eu teria dúvidas. Com Yu Suzuki estamos em excelentes mãos.

Titan Game Studios: Gostaria de deixar uma mensagem para os fãs brasileiros?

Corey: Brasileiros eu amo vocês! Nas minhas muitas viagens e exploração através das artes marciais tive o prazer de conhecer muitos brasileiros. Vocês são um povo amoroso e maravilhosos. (Pelo menos todos que conheci, risos) Estou extasiado de que Shenmue será traduzido para o português. Obrigado a todos e espero trazer Shenmue 3 e 4 e 5 e … para o Brasil!

obrigado mesmo

Tutorial: Connecting the Dreamcast online

The Dreamcast was the first console to come with a built-in modem and everything ready to play your favorite games with other players anywhere in the world. In addition to playing online it was also possible to surf on the internet, send emails, download extra content for your games (Now known as DLC), download mini games for the VMU and also other functions like listening to music and many other things.

As the time passed, new consoles appeared enhancing all these ideas by making online gaming become commonplace in any gamer’s life. But despite all these changes something has never changed, the loyalty of Sega fans who have not let the Dreamcast online support die.

There are currently 24 online games working:

  1. NBA 2k2- Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  2. NBA 2k1- Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  3. NCAA College Football 2K2 – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  4. NFL 2K1 – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  5. NFL 2K2 – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  6. 4×4 Evolution – Multiplayer, DLC – 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast, PC e MAC);
  7. Alien Front Online – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  8. ChuChu Rocket! – Multiplayer, Leaderboards, DLC – 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  9. Jet Grind Radio – LeaderBoards, DLC;
  10. Maximum Pool – Multiplayer – 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  11. Monaco Grand Prix Online – Multiplayer, LeaderBoards – 6 players – Exclusivo do Dreamcast;
  12. The Next Tetris – Multiplayer, 2 Players, Exclusivo do Dreamcast;
  13. Ooga Booga – Multiplayer, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  14. PBA Tour Bowling 2001 – Multiplayer, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  15. Phantasy Star Online v1/v2 – Multiplayer, DLC – 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast, PC, Game Cube);
  16. Planet Ring – Multiplayer, LeaderBoards, 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  17. POD SpeedZone – Multiplayer, LeaderBoards, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  18. Quake 3 Arena – Multiplayer, 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast e PC);
  19. Sega Swirl – Email Challenge, 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast e PC);
  20. Sonic Adventure – LeaderBoards, DLC;
  21. StarLancer – Multiplayer, 6 Players – CrossPlatform(Dreamcast e PC);
  22. Toy Racer – Multiplayer, LeaderBoards, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  23. World Series Baseball 2k2 – Multiplayer, 2 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  24. Worms World Party – Multiplayer, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast.

With more staying online in the future (Check list here).

So what does it take to connect your Dreamcast online? Well there are several methods, the most recommended is called DreamPI in which you connect the Dreamcast to a Raspberry Pi and it does all the work by converting the broadband signal to the Dreamcast. But this method despite being the most efficient it is a little expensive.

Thinking about it, I decided to write a tutorial to teach you the cheapest way to connect after learning this method with the staff from the Dreamcast Online Brasil community where you connect your Dreamcast to a PC.

 

What is necessary?

A Dreamcast with Dial-Up Internet Modem
A PC or Notebook with broadband internet
A USB fax modem
A phone cable with a voltage simulator

 

Setting up your Dreamcast

 

To configure Dreamcast you will need to have a Dreamcast browser such as Planet Web (Any version), XDP or another and make the following settings:

Go to Options and then Internet Connection:

P_Jun16_172308.jpg

P_Jun16_172339.jpg

Your Real Name: Enter your name.

User Login: dream

Password: dreamcast

Dial Up Number: 111-1111

DNS1: 46 101 91 123

DNS2: 8 8 8 8

P_Jun16_172536.jpg

Area code you are dialing from: [Leave it blank]

Long distance call prefix: [Leave it blank]

Call waiting prefix:  [Leave it blank]

Outside dial prefix:  [Leave it blank]

Modem Init: AT&F0

Dial: Tone

Dial area code: Off

Blind dial: On

P_Jun16_172545.jpg

Use Proxy: No

Proxy server name: [Leave it blank]

Proxy port: [Leave it blank]

P_Jun16_172553.jpg

Your Dreamcast is ready!!!  Now just save these settings.

P_Jun16_172605.jpg

 

Setting up your PC

Download the files VMWare and Ubuntu .

Extract the contents from the Ubuntu.rar file to a folder of your choice

Install VMWare

Open VMWare and click Open Virtual Machine go to the Ubuntu folder you have extracted and select the ubuntu file

Click copy

User: dc e Password: dc

In the upper right corner, right-click on the connection icon, and then click Edit Connections.

1.jpg

Then select your first connection and click on Edit.

2.jpg

Click IPV4 Settings and leave it like this:

Address: 192.168.1.150

Netmask: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.1.1

DNS Servers: 8.8.8.8

Save these settings.

3.jpg

 

Right click on the desktop and then click on File manager

4.jpg

Right-click on the options.ttyACM0 document, and then open it as root5.jpg

Change the first line of the file like this: 192.168.1.150:192.168.1.151 And then save the file.

6.jpg

Now on Windows in the lower right corner, right click on the wifi or internet icon 8.jpg

And then open the Network and Sharing Center

9.jpg

Now click on the connection you are using, and then click on Details10.jpg

In the next window look for IPv4 Default Gateway and note this number

11.jpg

Back to the Linux now open the option file as root and paste the ip number in the fourth line as shown in the image below

12.jpg

Save the file and close the windows. All set on your PC.

Fax Modem USB

To connect the Dreamcast on your computer you will need a Linux-compatible USB Fax Modem. The most recommended modems are feasso fum v92, Lenovo RD02-D400 or Dell NW147.

When you are using the Fax Modem, make a test to see if it is working. With the virtual machine open connect the modem to the USB and in the upper left corner of the virtual machine, click on player, removable devices, USB Modem and then check the disconnect from host option.

Now right click on the Linux desktop and then click on terminal. Press up arrow until the sudo ./discar.sh command appears. Press enter and then enter the password dc. Your fax modem should have both lights on.

13.jpg

Building a Line Voltage Inducer

To build a line voltage inducer you will need the following components:

  1. A capacitor 0.47uf
  2. A resistor 380 Ohm
  3. A battery connector 9v
  4. A battery 9v
  5. A soldering iron, tin (welding wire) OR insulation tape.

(This procedure is necessary to simulate the electricity that exists in a telephone socket).

First you will pick up the phone cable and you will open it (Be careful, dont break the wires). Inside it you will find two wires one white and one red. You will cut the red in the middle and will bind the components as follows:

voltage_inducer.jpg

18671151_813227248835571_7623946336063175064_n.jpg

If your phone cable has both wires of the same color, cut the right one with the connectors facing up and the pin facing down.

LVI.png

 

Testing the connection

Time to test everything is all right. Connect the battery to the cable and then plug the cable into the Dreamcast and the USB Fax Modem. Now connect the Fax Modem to the PC and open the virtual machine.

When the virtual machine loads the operating system, right click on the desktop and click on terminal. Put the browser on the Dreamcast and then click connect. While Dreamcast is dialing inside the terminal that is open in the virtual machine press up arrow until the sudo ./discar.sh command appears. Press enter and then enter the password dc. Your fax modem will have both lights on while the Dreamcast is dialing. Now just wait.

If all goes well your Dreamcast will open a Sega page that no longer exists. Enter an address like http://www.google.com and be welcome into the Dreamcast online world.

 

Testing Phantasy Star Online

To play Phantasy Star Online the procedure is the same, download the game here. This image is ready to connect to the private servers. When you are in online mode and your Dreamcast is dialing you need to do the same procedure you did when you connected using the browser. Have fun.

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Tutorial: Conectando o Dreamcast online

Para um tutorial mais moderno entre aqui!

O Dreamcast foi o primeiro console a vir com um modem embutido e com tudo pronto para que fosse possível jogar seus games favoritos com outros players em qualquer parte do mundo. Alem de jogar online era também possível navegar na internet, enviar e-mails, baixar conteúdo extra para seus games (Hoje conhecido como DLC), baixar mini games para o VMU e também outras funções como ouvir músicas e muitas outras coisas.

O tempo passou, novos consoles apareceram aprimorando todas essas idéias fazendo com que a jogatina online se tornasse algo comum na vida de qualquer gamer. Porém apesar de todas essas mudanças algo nunca mudou, a fidelidade dos fãs da Sega que não deixaram o suporte online do Dreamcast morrer.

Atualmente existem 24 games online sendo eles:

  1. NBA 2k2- Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  2. NBA 2k1- Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  3. NCAA College Football 2K2 – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  4. NFL 2K1 – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  5. NFL 2K2 – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  6. 4×4 Evolution – Multiplayer, DLC – 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast, PC e MAC);
  7. Alien Front Online – Multiplayer – 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  8. ChuChu Rocket! – Multiplayer, Leaderboards, DLC – 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  9. Jet Grind Radio – LeaderBoards, DLC;
  10. Maximum Pool – Multiplayer – 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  11. Monaco Grand Prix Online – Multiplayer, LeaderBoards – 6 players – Exclusivo do Dreamcast;
  12. The Next Tetris – Multiplayer, 2 Players, Exclusivo do Dreamcast;
  13. Ooga Booga – Multiplayer, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  14. PBA Tour Bowling 2001 – Multiplayer, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  15. Phantasy Star Online v1/v2 – Multiplayer, DLC – 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast, PC, Game Cube);
  16. Planet Ring – Multiplayer, LeaderBoards, 8 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  17. POD SpeedZone – Multiplayer, LeaderBoards, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  18. Quake 3 Arena – Multiplayer, 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast e PC);
  19. Sega Swirl – Email Challenge, 4 Players – CrossPlatform(Dreamcast e PC);
  20. Sonic Adventure – LeaderBoards, DLC;
  21. StarLancer – Multiplayer, 6 Players – CrossPlatform(Dreamcast e PC);
  22. Toy Racer – Multiplayer, LeaderBoards, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  23. World Series Baseball 2k2 – Multiplayer, 2 Players – Exclusivo do Dreamcast;
  24. Worms World Party – Multiplayer, 4 Players – Exclusivo do Dreamcast.

E com previsão de mais ficarem online no futuro (Conferir lista aqui).

Então o que é necessário para conectar o seu Dreamcast online? Bom existem vários métodos, o mais recomendado é chamado de DreamPI no qual você conecta o Dreamcast em um Raspberry Pi e ele faz todo o trabalho convertendo o sinal de banda larga para o Dreamcast. Porém esse método apesar de ser o mais eficiente ele é um pouco caro.

Pensando nisso resolvi escrever um tutorial para ensinar o jeito mais barato de conectar depois de ter aprendido esse método com o pessoal da comunidade Dreamcast Online Brasil no qual você conecta o seu Dreamcast em um PC. (Agradecimentos especiais para o Scrivani e ao Alexsandro).

 

O que é necessário? 

  1. Um Dreamcast com modem de internet discada (Obvio LoL)
  2. Um PC ou Notebook com internet banda larga
  3. Um fax modem USB
  4. Um cabo de telefone com um simulador de tensão

 

Configurando o seu Dreamcast

Para configurar o Dreamcast você vai precisar ter um browser de Dreamcast como o Planet Web (Qualquer versão), XDP ou outro e fazer as seguintes configurações:

Vá em Options e depois Internet Connection:

P_Jun16_172308.jpg

P_Jun16_172339.jpg

Your Real Name: Coloque o seu nome.

User Login: dream

Password: dreamcast

Dial Up Number: 111-1111

DNS1: 46 101 91 123

DNS2: 8 8 8 8

P_Jun16_172536.jpg

Area code you are dialing from: [Deixar em branco]

Long distance call prefix: [Deixar em branco]

Call waiting prefix:  [Deixar em branco]

Outside dial prefix:  [Deixar em branco]

Modem Init: AT&F0

Dial: Tone

Dial area code: Off

Blind dial: On

P_Jun16_172545.jpg

Use Proxy: No

Proxy server name: [Deixar em branco]

Proxy port: [Deixar em branco]

P_Jun16_172553.jpg

Pronto, seu Dreamcast esta configurado salve essas configurações.

P_Jun16_172605.jpg

 

Configurando o seu PC

Baixe os arquivos VMWare e Ubuntu .

Extraia o conteúdo do arquivo Ubuntu.rar para uma pasta de sua preferência

Instale a VMWare

Abra a VMWare e clique em Open Virtual Machine entre na pasta Ubuntu que você extraiu e selecione o arquivo ubuntu

Clique em copiar

Usuario: dc e Senha: dc

No canto superior direito clique com o botão direito no ícone de conexão e depois clique em editar conexões

1.jpg

Em seguida selecione a sua primeira conexão e clique em Editar

2.jpg

Clique em Configurações de IPV4 e deixe configurado da seguinte maneira:

Endereço: 192.168.1.150

Mascara de rede: 255.255.255.0

Gateway: 192.168.1.1

Servidores DNS: 8.8.8.8

Salve as configurações.

3.jpg

 

Clique com o botão direito no desktop e depois em File manager

4.jpg

Clique com o botão direito no documento options.ttyACM0 e depois abra ele como root5.jpg

Altere a primeira linha do arquivo para o seguinte: 192.168.1.150:192.168.1.151 e salve o arquivo.

6.jpg

Agora no windows no canto inferior direito clique com o botão direito no ícone do seu wifi ou internet8.jpg

E depois abra as configurações de rede e compartilhamento

9.jpg

Agora clique na conexão que você esta usando e depois clique em detalhes10.jpg

Na próxima janela procure por IPv4 Default Gateway e anote esse número

11.jpg

Devolta ao linux agora abra o arquivo option como root e cole o numero do ip na quarta linha como mostra a imagem abaixo

12.jpg

Salve o arquivo e feche as janelas. Tudo configurado no PC.

Fax Modem USB

Para conectar o Dreamcast no computador você vai precisar de um Fax Modem USB compatível com o Linux. O mais recomendado é o modem usb fax externo feasso fum v92 que você pode encontrar no Mercado Livre. Outros modems compatíveis são o Lenovo RD02-D400 e o Dell NW147.

Quando você estiver com o Fax Modem faça um teste para ver se ele esta funcionando. Com a máquina virtual aberta conecte o modem na USB e no canto superior esquerdo da máquina virtual, clique em player, removable devices, USB Modem e então marque a opção disconnect from host.

Agora clique com o botão direito no desktop do Linux e depois clique em terminal aperte seta para cima até aparecer o comando sudo ./discar.sh . Aperte enter e então coloque a senha dc. Seu fax modem deve ficar com as duas luzes acesas.

13.jpg

Montando o cabo de telefone com o simulador de tensão

Para montar o cabo telefônico você vai precisar dos seguintes componentes:

  1. Um capacitor 0.47uf
  2. Um resistor 380 Ohm
  3. Um conector de bateria 9v
  4. Uma bateria 9v
  5. Um ferro de soldar, estanho (fio de solda) OU fita isolante.

(Esse procedimento é necessário para simular a eletricidade que existe em uma tomada de telefone).

Primeiro você vai pegar o cabo telefônico e vai abrir ele (Cuidado para não partir os fios). Dentro dele você vai encontrar dois fios um branco e um vermelho.  Você vai cortar o vermelho no meio e vai fazer a ligação dos componentes da seguinte maneira:

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Caso o seu cabo telefônico tenha os dois fios da mesma cor corte o da direita com os conectores para cima e o pino para baixo.

LVI.png

 

Testando a conexão

Hora de testar se esta tudo certo. Conecte a bateria no cabo e então conecte o cabo no Dreamcast e no Fax Modem USB. Agora conecte o Fax Modem no PC e abra a maquina virtual.

Quando a máquina virtual carregar o sistema operacional clique com o botão direito e clique em terminal. No Seu Dreamcast coloque o CD do seu navegador e clique em connect, enquanto o Dreamcast estiver discando dentro do terminal que abrimos na máquina virtual aperte seta para cima até aparecer o comando sudo ./discar.sh . Aperte enter e então coloque a senha dc. Seu fax modem vai ficar com as duas luzes acesas enquanto o Dreamcast estiver discando. Agora é so aguardar.

Se tudo der certo o seu Dreamcast vai abrir uma página da Sega que não existe mais. Digite algum endereço como o http://www.google.com e seja bem ao mundo online do Dreamcast.

 

Testando o Phantasy Star Online

Para jogar Phantasy Star Online o procedimento é o mesmo, baixe o jogo aqui. Essa imagem já vem pronta para conectar nos servidores privados. Quando você for no modo online e seu Dreamcast estiver discando faça o mesmo procedimento que você fez para conectar com o navegador. Boa Jogatina.

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Titan IDE – PC Windows.

 

[English bellow]

Português

Se você pretende fazer um game para Dreamcast e também quer uma versão do mesmo game para PC nós temos boas notícias 🙂

A Titan IDE agora vem com um template para PC – Windows.

Praticamente usando o mesmo código com 5% de alterações é possível fazer o mesmo game rodar no Dreamcast e Windows.

Para isso você vai precisar atualizar o compilador, e dar uma olhada no nosso tutorial que foi atualizado com as instruções de como exportar para PC.

Link para o tutorial em Português:

https://titangamestudios.com/2017/04/22/tutorial-como-fazer-um-game-para-dreamcast-usando-a-titan-ide/

English

If you plan to make a game for the Dreamcast and also want a version of the same game for PC we have good news 🙂

The Titan IDE now comes with a template for PC – Windows.

Practically using the same code with 5% of changes it’s possible to make the same game run on the Dreamcast and Windows.

For this you will need to update the compiler, and take a look at our tutorial which has been updated with the instructions on how to export to PC.

Link for the tutorial in English:

https://titangamestudios.com/2017/04/22/tutorial-how-to-make-a-dreamcast-game-using-the-titan-ide/

Tutorial: How to make a Dreamcast game using the Titan IDE.

 

Have you ever dreamed of making a game for the Dreamcast? If you are reading this probably the answer is yes. Just like you, I’ve always had this dream, but where do I start?

There are many questions and unfortunately the answers are hidden over the internet in obscure forums and sometimes in posts with more than 10 or even 15 years. As soon as you find the answers then it starts the real disaster, it all boils down to a bunch of scripts that you need to run on linux and nothing is visual.

After a long time insisting, when I finally got something running on the Dreamcast I realized that the whole process was very manual so I started to build small tools to make my life easier. Until I decided to put everything together and then was born the Titan IDE.

But what is Titan IDE and what does it do?

Titan IDE is nothing more than a tool for editing levels, drawing graphics for VMU and making spritesheets for Dreamcast.

Okay. But what about the code?

This interface called Titan IDE was made to work together with 2D game templates that come with the tool.

What is possible to do with Titan IDE?

With the Titan IDE, it’s possible to create 2D platform adventure games like Mario and Sonic or action like Mega Man and Metroid. It is also possible to create vertical and horizontal ShumUp and RPG.

Will it be possible to make games of other styles in the future? Does the engine use the potential of the Dreamcast?

This is only the version 0.6 of the tool, new updates will come every month, new templates will be added. It’s still far from using the full potential of the console, but the goal is always to get more of Dreamcast with each new upgrade.

So enough of talking we’ll learn how to install the Titan IDE and compile your first game for the Sega Dreamcast.

 

Downloading files

Before starting it’s important to remember that all tests were done using Windows 10, all the settings and links available here will be compatible with this version of the Windows.

  • Upgrade your DirectX to run the Dreamcast emulator

(https://www.microsoft.com/en-US/download/details.aspx?id=35)

Installing the editor

  • Stop your anti-virus (Unfortunately the Anti-virus always stops the installation)
  • Run the file Titan_IDE_0_6.exe
  • Click on Accept
  • Click on Extract
  • Open the file C:/cygwin/Cygwin.bat and when the DOS window stops processing close it.
  • Go to the folder C:/cygwin/home and delete the folder with the name of your user leaving only the folder titan_ide and rename titan_ide with the name of your user.

All done! You now have everything set up to make your Dreamcast games.

Using the Titan IDE

You already have everything ready to use the editor but to make our work easier.

  • Right-click on the desktop, New, Shortcut, put the following path in the field: C:\cygwin\Titan IDE\export.
  • Click Finish.

And for the last create the shorcut for the file C:\cygwin\Titan IDE\Titan IDE.exe

Your desktop will have the folder export and the icon Titan IDE. This will make easier to handle the files.

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Now it’s time to start producing:

  • Click on the Titan IDE icon and run it.
  • The engine window will open and you should select the desired template.
  • Select Platform (Sonic) for this introduction.

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Editing the template and making your game

Now let’s edit this template to make your game.

  • The template map will open, we will edit this map. Drag a few pieces onto the scene, if you miss something click on the eraser and erase the part, then click on the eraser again to stop using the eraser.image_0
  • Let’s put more enemies on the scene, drag the skull from the side of the pieces to the scene
  • I created 2 types of enemies for this template, if you want to change them, right click on the desired enemy on the map, a side menu will open, if you want the enemy 1 place 1 in the field, if you want the enemy 2 put 2 in the field and then click on save.

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  • Time to save the changes on the map, click the save button at the top of the editor, save the 2 files in the default directory, please do not change, there is a bug that I will fix soon. Replace both files.

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  • So what about editing the drawing that appears on the VMU? Click the VMU icon at the top of the editor.
  • The screen to draw on the VMU will open, click on the points to draw and click again to delete. Draw something cool and click save. Again, do not change the default directory. Replace the file.

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Let’s see if the changes worked? In your desktop go to the folder export\titan_sonic, copy the file graphic.xpm to the folder C:\cygwin\home\(your_user_name)\dc\kos\Projects\titan_sonic and replace it. go back to the folder export\titan_sonic, copy the file map.map to the folder C:\cygwin\home\(your_user_name)\dc\kos\Projects\titan_sonic\romdisk\map and replace the file.

  • Back to the tool’s screen, click on the Dreamcast icon.
  • Click build and wait for the process to finish on the command prompt.
  • Close the command prompt and click Create CDI.
  • In the bootdreams screen, place the template directory path in the first field (C:\cygwin\home\(your_user_name)\dc\kos\Projects\titan_sonic).
  • Put the name of your game in the second field.
  • Click process, select an easy path to remember, and save the image.

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  • Back on the Dreamcast Menu, click the emulator button.
  • Inside the emulator select the image you generated.
  • Run and test the game.

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Customizing the sprites

Now you should be wondering, how do I change the sprites to make the game with your art, right? lets check it.

  • Inside the C:\cygwin\Titan IDE\images folder are all the images for the scenario, create your own art and replace the current ones using always numerical order.
  • For the character go to the folder C:\cygwin\Titan IDE\character_images and do the same and replace the current ones always using numerical order.
  • Close and open the editor. Your images should appear in the place of the old ones. Create your map reminding yourself that the width and height of the scenery always have to be multiples of 32.

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Creating the spritesheet for the character

  • To create your character’s spritesheet click on the editor’s button.

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  • Just click on the order of the sprites, if you make a mistake double click on it and it will return to the top.

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  • Click save and again do not change the default directory.

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  • Now it’s time to import the new sprites, open the folder export\titan_sonic on your Desktop.
  • copy the file blocks.bmp to

C:\cygwin\home\(your_user_name)\dc\kos\Projects\titan_sonic\romdisk\images\blocks

  • And the file player.bmp to

C:\cygwin\home\(your_user_name)\dc\kos\Projects\titan_sonic\romdisk\images\player

Changing BackGround and other images

If you want to change the background, menu image and others, go to the folder C:\cygwin\home\(your_user_name)\dc\kos\Projects\titan_sonic\romdisk\images\BG

And change the images remembering to always use bmp 16-bits.

Now that you have placed your images, go to the Dreamcast menu, compile, create the cdi and test in the emulator if everything is working.

Changing the template code

If you want to edit the template code, click on the code button in the editor.

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  • The editor will open notepad ++, in file-> open the folder C:\cygwin\home\(your_user_name)\dc\kos\Projects\titan_sonic. Inside this folder are all the game scripts written in C ++ full of comments. (In the future I’ll do some tutorials on how to change this template)

Testing on the console

  • Done all this burn the CDI using ALCOHOL 120% or ImgBurn.

 

[New] Exporting your game to the PC.

  • To export the game to PC click the Dreamcast button;
  • Click compiler;

Once the game is compiled for the Dreamcast enter the following commands in the DOS window:

  • cd ..
  • cd titan_sonic_pc
  • g++ *.cpp -lSDL

Done, the EXE of your game will be in the folder C:\cygwin\home\(your_user_name)\dc\kos\Projects\titan_sonic_pc along with all PC version codes.

Conclusion

So that’s it folks, I hope you enjoyed it and I hope you make new games for our beloved Dreamcast. Remember to register in our forum, keep the tool always updated and be sure to follow our pages to always get the improvements of the tool and also new tutorials.
See you.