Tutorial: Como fazer um game para Dreamcast usando a Titan IDE.

Você já sonhou em fazer um game para Dreamcast? Se você está lendo isso provavelmente a resposta é sim. Assim como você eu também sempre tive esse sonho porém por onde começar?

As perguntas sao muitas e as respostas infelizmente estão espalhadas pela internet em fóruns obscuros as vezes em posts de mais de 10 ou até mesmo 15 anos. E assim que você acha as respostas começa o verdadeiro desastre, tudo se resume em um monte de scripts que sao executados em linux é nada e visual.

Depois de muito tempo insistindo, quando eu finalmente consegui fazer algo rodar no Dreamcast eu percebi que todo o processo era muito manual então comecei a montar pequenas ferramentas para facilitar a minha vida. Até que chegou há um certo ponto que eu decidi juntar tudo e então nasceu a Titan IDE.

Mas o que é Titan IDE e o que ela faz?

Titan IDE nada mais é do que uma ferramenta para editar levels, desenhar gráficos para o VMU e fazer spritesheets para o Dreamcast.

Ok. mas e a parte do codigo?

Essa interface chamada Titan IDE foi feita para trabalhar junto com um template de game 2D de plataforma que já vem junto com a ferramenta.

O que é possível fazer com a Titan IDE?

Com a Titan IDE é possível criar games 2D plataforma seja ele aventura como Mario e Sonic ou ação como Mega Man ou Metroid.

Vai ser possível fazer games de outros estilos no futuro? A engine usa o potencial do Dreamcast?

Essa é apenas a versão 0.2 da ferramenta, ou seja novos updates virão todos os meses, novos templates serão adicionados. Ainda estamos longe de usar todo o potencial do console, mas o objetivo é sempre tirar mais do Dreamcast a cada nova atualização.

Então chega de enrolação vamos aprender como instalar a Titan IDE e compilar o seu primeiro game para o Dreamcast.

Baixando os arquivos

Antes de começar é importante lembrar que todos os testes foram feitos usando Windows 10, todas as configurações e links disponibilizados aqui serão compatíveis com essa versão do windows.

Instalando o editor

  • Desative seu anti-virus (Infelizmente os anti-virus bloqueiam a instalação)
  • Execute o arquivo Titan_IDE_0_2.EXE
  • Clique em Accept
  • Clique em Extract
  • Abra o arquivo C:/cygwin/Cygwin.bat e quando a janela do DOS parar de processar feche ela.
  • Entre na pasta C:/cygwin/home e apague a pasta com o nome do seu usuario deixando apenas a pasta titan_ide e renomeie titan_ide com o nome do seu usuario.

 

Tudo pronto você agora tem tudo configurado para fazer os seus jogos de Dreamcast.

Usando a Titan IDE

Você já tem tudo pronto para usar o editor mas para facilitar o nosso trabalho.

  • Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, Novo, Atalho, coloque o seguinte caminho no campo: C:\cygwin\Titan IDE\export.
  • Clique em finalizar.

Agora iremos criar mais um atalho na área de trabalho, clique com o botão direito,  Novo, Atalho, coloque o seguinte caminho no campo: C:\cygwin\home\(Nome do seu computador)\dc\kos\Projects\my_game clique em finalizar.

E por último crie mais um atalho para o seguinte arquivo: C:\cygwin\Titan IDE\Titan IDE.exe

Sua área de trabalho irá ter duas pastas my_game e export e o executavel. Isso vai facilitar o manuseio dos arquivos.

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Agora e hora de testar se esta tudo funcionando.

  • Clique no ícone Titan IDE e execute ele.
  • A janela da engine vai abrir e logo ela vai procurar por novos updates, clique em fechar.

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  • Clique no icone do Dreamcast para abrir o menu

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  • Clique em Compile
  • Uma janela do DOS irá abrir e o template será compilado, se tudo der certo voce tera esse resultado:

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Feche essa janela.

  • Abra a pasta my_game no seu desktop verifique se o arquivo 1st_read.bin está com a data de geração do arquivo de acordo com o seu horário atual.

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  • Próximo passo gerar a CDI para testar no emulador ou no console, de volta ao Dreamcast menu clique em Create CDI
  • O BootDreams ira abrir. Em Selfboot folder coloque o endereço da sua pasta my_game e em CD label coloque o título que você quer dar para o game e então clique em Process e depois em Yes. Salve a CDI na sua área de trabalho.

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  • Espere o BootDreams gerar sua CDI e clique em ok.
  • Hora de testar o nosso template no emulador, de volta ao Dreamcast Menu clique em Emulator.
  • O emulador irá abrir. Abra a CDI que foi gerada e teste o template do Mega Man que vem junto com a Titan IDE.

 

Editando o template e fazendo o seu game

Gostou do game? Compilou, testou e deu tudo certo? Que tal agora editar esse template para fazer o seu game? Vamos la.

  • De volta ao editor clique em Open.
  • O mapa do template será aberto, vamos editar esse mapa. Arraste algumas pecinhas para o cenário, caso você erre algo clique na borracha e apague a peça, depois clique na borracha novamente para parar de utilizar a borracha.t14t15
  • Vamos colocar mais inimigos no cenário, arraste a caveira do lado das peças para o cenário
  • Criei 2 tipos de inimigos para esse template, se você quiser alterar eles, clique com o botão direito no inimigo desejado no mapa, um menu lateral irá abrir, se quiser o inimigo 1 coloque no campo -1, se quiser o inimigo 2 coloque no campo -2 e então clique em save.

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  • Hora de salvar as alterações no mapa, clique no botão save no topo do editor, salve os 2 arquivos no diretório padrão, por favor não mude, há um bug que irei corrigir em breve. Substitua os 2 arquivos.

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  • Feito isso que tal editar o desenho que aparece no VMU? Clique no icone VMU no topo do editor.
  • A tela para desenhar no VMU será aberta, clique nos pontos para desenhar e clique novamente para apagar. Desenhe algo legal e clique em salvar. Mais uma vez, não mude o diretório padrão. Substitua o arquivo.

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Vamos ver ser as alteracoes funcionaram? Na sua área de trabalho entre na pasta export, copie o arquivo graphic.xpm para a pasta my_game e substitua. Volte para a pasta export, copie o arquivo map.map para a pasta my_game/romdisk/map e substitua o arquivo.

De volta ao Dreamcast menu, compile, crie a CDI e teste no emulador.

Personalizando os sprites

Agora você deve estar se perguntando, como eu troco os sprites para fazer o game com sua arte, certo? Vamos la,

  • Dentro da pasta C:\cygwin\Titan IDE\images estão todas as imagens para o cenário, crie sua arte usando sprites com dimensões 32×32 (Única dimensão funcionando no momento) E substitua os atuais usando sempre ordem numérica.
  • Para o personagem entre na pasta C:\cygwin\Titan IDE\character_images e faça o mesmo, use seus sprites usando dimensões 64×64 e substitua os atuais sempre usando ordem numérica.

Lembre-se para transparencia use o RGB 0xff,0x00,0xff de fundo.

  • Feche e abra o editor suas imagens devem aparecer no lugar das antigas. Monte o seu mapa lembrando-se que a largura e altura do cenário sempre tem que ser múltiplos de 32.

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Montando spritesheet para o personagem

  • Para montar a spritesheet do seu personagem clique no botao Sonic do editor.

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  • O template está programado da seguinte forma, as três primeiras posições são do personagem parado, as proximas tres são do personagem andando e a ultima dele pulando, no menu character selecione a ordem dos sprites tendo isso em mente. Apenas clique na ordem dos sprites, se você errar dê um duplo clique nele e ele voltará para o topo.

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  • Clique em salvar e mais uma vez não mude o diretório padrão.

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  • Agora e hora de importar os novos sprites, abra a pasta export no seu Desktop. Tanto a sua imagem dos blocos como do player vão estar nessa pasta, porém elas estão em JPG e o Dreamcast le BMP 16-bits. Abra as duas imagens no paint e salve elas como BMP 16-Bits (Futuramente o editor já vai salvar no formato correto).

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  • Copie o arquivo blocks.bmp para

\my_game\romdisk\images\blocks

  • E o arquivo player.bmp para

\my_game\romdisk\images\player

Mudando BackGround e outras imagens

Caso você queira trocar o background, imagem de menu e outras entre na pasta \my_game\romdisk\images

E troque as imagens lembrando de sempre usar bmp 16-bits.

Agora que você colocou as suas imagens, vá no Dreamcast menu, compile, crie a cdi e teste no emulador se está tudo funcionando.

Alterando codigo do template

Caso você queira editar o código do template, clique no botao code no editor.

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  • O editor irá abrir o notepad ++, em file-> open abra a pasta my_game. Dentro desta pasta estão todos os scripts do game escritos em C++ cheio de comentários. (Futuramente irei fazer alguns tutoriais de como mudar esse template)

Testando no console

  • Feito tudo isso grave a CDI em um CD usando ALCOHOL 120% ou ImgBurn.

 

[Novo] Exportando seu game para PC.

  • Para exportar o game para PC clique no botão Dreamcast;
  • Clique em compiler;

Depois que o game for compilado para Dreamcast digite os seguintes comandos na janela do DOS:

  • cd ..
  • cd my_game_pc
  • g++ *.cpp -lSDL

Pronto, o EXE do seu game vai estar na pasta C:\cygwin\home\nome_do_seu_computador\dc\kos\Projects\my_game_pc junto com todos os códigos da versão PC.

Conclusão

Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado, e façam novos games para o nosso amado Dreamcast. Lembrem-se de se registrarem no nosso fórum, manter a ferramenta sempre atualizada e claro seguir as nossas páginas para sempre acompanhar a evolução da ferramenta e também de novos tutoriais.
Ate mais.

14 thoughts on “Tutorial: Como fazer um game para Dreamcast usando a Titan IDE.

      1. sim fiz isso ….1º abri como adm – 2º criei os bloquinhos – 3º salvei só substitui não mudei nada – 4º copiei os arquivos map.map para pasta desktop/my_game/romdisk/map ..5º copiei a graphic para my_game .. e copilei ..e gerei a image

        Liked by 1 person

    1. Entao voce pode ter certeza que nao esta gerando o arquivo novo! deve ter sido alguma coisa que voce esqueceu na hora de configurar… eu estou trabalhando em uma versao que faz todo o tutorial automatico!

      Like

  1. Vamos caprichar e aprender, porque o dreamcast está voltando, graças à uns doidos apaixonados de plantão. E se tudo der certo, a SEGA pode dar um gás melhor nele.
    spartanconsole.com

    Já vou baixar pra testar. Mas gostaria de estar aprendendo mais, para fazer games de nave, mesmo em 2D.

    Alguém sabe por onde eu poderia começar?

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